Chinesa Lifan promete estrear em maio com sedã e hatch

Da Redação

O Lifan Group anunciou nesta terça-feira (6) o início de suas operações comerciais no Brasil. Trata-se de uma montadora chinesa fundada em 1992, e que ainda vende mais motocicletas e produtos de força (geradores e motores em geral) do que carros. Por aqui, será representada pelo grupo Ever Electric, o mesmo da sino-uruguaia Effa.

De acordo com as informações oficiais, os dois primeiros modelos a serem lançados no Brasil serão o hatchback 320 (com motor 1.3), considerado uma espécie de clone do Mini Cooper, e o sedã 620 (motor 1.6), de aspecto bastante convencional. As vendas podem começar já em maio. Os dois carros, segundo a assessoria da Lifan, possuem pacote de equipamentos que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e duplo airbag. Os preços não foram divulgados.

  • Divulgação

    O Lifan 320 é considerado uma espécie de clone do Mini Cooper, mas de recheio mais modesto -- inclusive sob o capô, que abriga propulsor aspirado de 1,3 litro

A montadora produz também o 520, disponível em carroceria dois e três-volumes, e deve lançar em breve um utilitário esportivo, cujo nome ainda não foi revelado. Por ora, não há previsão de que esses outros modelos possam ser vendidos por aqui.

O anúncio da chegada da Lifan pegou o mercado de surpresa. As principais marcas chinesas aguardadas para este ano eram a Great Wall e a JAC, esta com metas nada modestas -- seu presidente no Brasil, Sérgio Habib (ex-Citroën), quer emplacar nada menos que 30 mil carros já no primeiro ano de operações verde-amarelas. 

  • Divulgação

    As 'inspirações' do sedã Lifan 620 são menos óbvias -- mas vale reparar na grade frontal, que é 100% Volkswagen, e no conjunto óptico com ondulação à la BMW

A Lifan se autodenomina a terceira maior fabricante de motos da China, possui licença para fazer negócios com o exterior desde 1998 e, de acordo com informações de seu site, hoje tem seus produtos vendidos em cerca de 160 países. Em 2006 fez o lançamento "global" do modelo 520 -- em novembro do ano passado, a Lifan comemorava um acordo com uma empresa do Iraque para a venda de um grande lote desse carro, para ser usado como táxi em Bagdá e outras cidades daquele país. A Lifan fabrica, também, uma gama de caminhões e ônibus.

O foco terceiromundista (ou emergente) da Lifan fica evidente quando se nota que, além de suas unidades nacionais, ela fabrica motocicletas na Tailândia, na Turquia e no Vietnã -- ou quando sua assessoria de comunicação comemora a participação da marca num salão de automóveis no Sudão (um dos países mais conturbados da África).

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos