Chevrolet Classic muda e mira 'nova classe média' com preço inicial de R$ 28.294

CLAUDIO DE SOUZA

Enviado especial a Bertioga (SP)*

A General Motors do Brasil fez na manhã desta segunda-feira (5) a apresentação à parte da imprensa especializada do novo Chevrolet Classic, que traz, basicamente, frente e traseira modificados em relação ao modelo anterior. O design não é novo -- faróis, capô, grade frontal, para-lamas, lanternas e tampa do porta-malas foram herdados do chinês Chevrolet Sail antigo, que deu lugar a uma nova geração no país asiático --, mas ainda assim renova o sedã compacto, que exibia há 14 anos os traços da primeira geração da família Corsa, deixando-o mais parecido com a linha Celta/Prisma e alinhado à atual identidade da marca.

  • Divulgação

    Novo Classic se alinha à identidade Chevrolet com visual 'importado' de geração antiga do sedã chinês Sail. Mudança teve como objetivo rejuvenescer visual do modelo, mas com baixo custo

Com o novo Classic, a GM quer renovar também o consumidor habitual deste tipo de veículo: a estratégia de marketing tira o foco de frotistas, taxistas e outros compradores interessados mais no custo/benefício, e coloca a mira sobre "a nova classe média" -- um público mais jovem, que começa a constituir família, tem renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 4.000 e passa a exigir um pouco mais de conforto e espaço.

O Classic, no entanto, segue tendo um pacote humilde, típico de carro de entrada. Disponível em versão única, a LS, o Classic sai "pelado" de fábrica, sem ar, direção hidráulica ou trio elétrico, equipado apenas com roda de aço aro 13, ao custo de R$ 28.294. A GM lista um total de 26 itens entre opcionais e acessórios, como rodas aro 13 ou 14 de liga leve, mas sem especificar valores -- o principal deles é o rádio com sistema PRDS, que traz mensagens ao motorista sobre revisões e dicas de manutenção, mas que curiosamente não aceita CDs, apenas cartões de memória e aparelhos de MP3.

PREÇOS DO NOVO CLASSIC

R$ PACOTE
28.294 LS
28.695 LS + ar quente e protetor de cárter
32.053 LS + ar quente, protetor de cárter e ar condicionado
33.490 LS + ar quente, protetor de cárter, ar condicionado e direção hidráulica
34.534 LS + ar quente, protetor de cárter, ar condicionado, direção hidráulica e trio (VE, trava e alarme)

O motor segue sendo o 1.0 VHCE disponível atualmente e que gera 77/78 cv de potência e torque de 9,5/9,7 kgfm, com gasolina e etanol, respectivamente.

ANTES E DEPOIS

  • Divulgação

    Nas fotos, evolução do Classic, que troca visual da primeira geração do Corsa (à esq) por estilo do chinês Sail e se alinha à atual identidade da marca

CLASSIC 'INTOCÁVEL'
Ainda assim, a meta da GM é vender 11 mil unidades do novo Classic por mês (a geração anterior, somada ao Corsa três-volumes atual, vendeu em março 12.332 unidades), o que faz a montadora classificar o modelo como "intocável" e planejar voos ainda maiores: fazer dele o segundo sedã mais vendido na história do país. O recorde é do Volkswagen Fusca, com 3,15 milhões de unidades vendidas, seguido pelo Chevrolet Chevette, que vendeu 1,065 milhão de unidades.

Se, por um lado, a marca do Fusca está muito, muito distante, percebe-se que não será nada complicado para o Classic ultrapassar o antecessor Chevette em breve: ao se considerar toda a sua história, desde o lançamento como Corsa Sedan, já foram emplacadas 1,05 milhão de unidades. Como Classic, evoluiu de 69.750 unidades, em 2004, para 108.434 unidades, no último ano, e ganhou aura de entidade, quase portador de vida própria dentro da GM: "O Classic se impôs no nosso mercado, nosso papel é produzi-lo e vendê-lo", afirmou o vice-presidente da GM do Brasil José Carlos Pinheiro Neto, durante o evento de lançamento do modelo.

UOL Carros participa ainda nesta segunda-feira do test-drive com o modelo e trará, logo mais, suas impressões sobre o novo Chevrolet Classic.

Viagem a convite da General Motors do Brasil

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