Vendas de veículos novos crescem na comparação com 2008 e 2009

Da Redação

Em São Paulo

As vendas de veículos novos tiveram crescimento em fevereiro, seja na comparação anual, seja com o mês de janeiro. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (3) pela Fenabrave (federação que reúne as concessionárias do Brasil), os emplacamentos subiram 10,45% ante fevereiro de 2009 -- e, mais importante, avançaram 10,6% em relação a fevereiro de 2008, antes da crise financeira global. No mês a mês o crescimento, de acordo com os dados da Fenabrave, foi de 4,77% sobre janeiro.

Em números absolutos, foram emplacados em fevereiro no país 349.433 veículos (automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões e motos), contra 342.795 em janeiro. No acumulado do ano, carros de passeios, picapes e SUVs já somam 413.122 emplacamentos. A previsão ajustada para os 12 meses de 2010 é de um crescimento em torno de 10% em relação a 2009.

 

Ao menos no mês de fevereiro, a Volkswagen conseguiu tomar o segundo lugar em vendas de automóveis e comerciais leves da General Motors: a ordem é Fiat (23,04%), Volks (20,43%) e GM (20,2%). Considerando apenas automóveis, a Volks abocanha 22,3%, ante 20,72% da rival. A liderança continua com a Fiat, detentora de 23,26% do mercado. A Ford tem 11,04%. Nas vendas de comerciais leves, a Fiat também está à frente, mas a vice-liderança é da GM.

No acumulado do ano, a GM ainda aparece em segundo lugar no emplacamento de automóveis e comerciais leves, com 20,92% do mercado, ante 19,91% da rival alemã, a terceira colocado. A Fiat lidera com 22,73%.

MILLE AVANÇA
O mês de fevereiro marcou também a ascensão do Fiat Mille ao segundo lugar entre os carros (automóveis e comerciais leves) mais vendidos do Brasil, com 10.681 unidades, dez a mais que seu primo de marca, o Palio. À frente de todos segue o Volkswagen Gol, com 17.986 emplacamentos, com folgada vantagem em torno de 70%. No entanto, a marca italiana conseguiu um feito notável no mês passado, com o sedã Siena atingindo o quarto lugar nas vendas, com 9.145 unidades. Assim, do 2º ao 4º lugares, só deu Fiat -- e vale notar que a picapinha Strada ficou em sétimo no ranking geral, com 7.564 carros (UOL Carros unifica os rankings de automóveis e comerciais leves).

Nas disputas por tipo de carroceria, a mais acirrada acontece entre os hatches médios, onde a diferença entre os três primeiros do ranking é contada em poucas centenas de unidades. O Hyundai i30 segue líder no acumulado do ano, com Fiat Punto e Chevrolet Astra na cola, todos na faixa entre 4.000 e 5.000 emplacamentos (em fevereiro o Punto superou o sulcoreano por duas -- sim, duas -- unidades).

Outra situação interessante se dá entre os sedãs médios. O Toyota Corolla mantém a liderança, com 3.718 emplacamentos em fevereiro, bem acima do arquirrival Honda Civic, que vendeu 2.259 unidades. Mas o sabor novo ao segmento está um pouco mais abaixo no ranking: trata-se do Kia Cerato, que já está em quinto lugar no acumulado do ano, à frente de veteranos como Citroën C4 Pallas, Ford Fusion, Nissan Sentra, Volkswagen Jetta e Renault Mégane.

A seguir, os 15 carros (automóveis e comerciais leves) mais vendidos no Brasil em fevereiro; o ranking com o acumulado do ano está na página principal de UOL Carros:

1º) Volkswagen Gol - 17.986 unidades
2º) Fiat Mille - 10.681
3º) Fiat Palio - 10.671
4º) Fiat Siena - 9.145
5º) Chevrolet Celta - 8.920
6º) Volkswagen Fox/CrossFox - 8.229
7º) Fiat Strada - 7.564
8º) Ford Ka - 7.372
9º) Chevrolet Corsa/Classic - 6.669
10º) Ford Fiesta - 6.028
11º) Volkswagen Voyage - 5.462
12º) Chevrolet Agile - 5.205
13º) Chevrolet Prisma - 4.551
14º) Renault Sandero - 4.339
15º) Toyota Corolla - 3.718
 

 

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos