Ford passa GM nos EUA; Toyota perde menos que o esperado
Da Redação
As vendas de veículos novos nos Estados Unidos subiram pelo quinto mês seguido em fevereiro, e avançaram 13% ante fevereiro de 2009, segundo relatório do boletim especializado Automotive News. No entanto, na comparação com 2008 -- ano anterior à crise que atravessou o globo ao longo de 2009 -- os emplacamentos ainda estão muito baixos. No exemplo destacado pelo AN, a General Motors emplacou 141.535 veículos em fevereiro passado, contra 268.737 no mesmo mês de dois anos atrás. Pouco mais da metade.
O número total de veículos vendidos nos EUA no mês passado foi de 780.463 unidades, ante 689.082 em fevereiro de 2009. Especialistas preveem um total de 10,4 milhões de emplacamentos até o final do ano.
AS CINCO MAIORES VENDEDORAS DE CARROS NOS EUA
Dados do Automotive News; vendas totais incluem 18 fabricantes
Empresa | Fevereiro/2010 | Fevereiro/2009 | Variação |
FORD | 142.006 | 99.050 | 43% |
GENERAL MOTORS | 141.535 | 126.170 | 12% |
TOYOTA | 100.027 | 109.582 | -9% |
CHRYSLER | 84.449 | 84.050 | 0% |
HONDA | 80.671 | 71.575 | 13% |
Mercado/total | 780.463 | 689.082 | 13% |
O momento ainda é de cautela e fragilidade, mas a Ford pode comemorar: suas vendas subiram 43% ante um ano atrás (de 99.050 para 142.006 unidades), o que garantiu à marca do oval azul ultrapassar a GM pela primeira vez desde 1998 em termos de vendas domésticas. A vantagem foi mínima: 471 unidades. A GM emplacou no mês passado 141.535 veículos, contra 126.170 em fevereiro de 2009 -- crescimento de 12%, em linha com o mercado local.
Vale notar que a Ford foi a única das Detroit Three que não precisou de dinheiro oficial para se reerguer durante a crise financeira. A GM pediu concordata e foi praticamente estatizada pelo governo de Barack Obama, e a Chrysler, além de receber ajuda do Tesouro dos EUA, foi encampada pela italiana Fiat -- marca de péssima reputação entre os norte-americanos.
A Toyota, abalada por uma sucessão de recalls que envolveram seus modelos mais vendidos nos EUA (Camry, Corolla, Matrix) e até mesmo o icônico Prius, o carro híbrido mais bem-sucedido do mundo, viu suas vendas diminuírem 9% no mês passado ante fevereiro de 2009, recuando de 109.582 unidades para 100.027. É um dado ruim, mas não custa lembrar que analistas previam uma perda acima de 15% no desempenho da marca japonesa em seu segundo maior mercado.
Mesmo com esse recuo, a Toyota mantém o terceiro lugar em vendas nos EUA e uma boa distância em relação à quarta colocada, a Chrysler, que emplacou 84.449 veículos e não se mexeu ante 2009 (quando emplacou 84.050). Em seguida vêm Honda, Nissan e Hyundai, que tiveram avanços de 13%, 29% e 10%, respectivamente.