Lucro mundial da Volkswagen despenca 71% em 2009

Da Redação, com agências

Após uma forte queda em 2009, a Volkswagen prevê retomada no lucro operacional este ano, apoiada em aumento de volumes de vendas, enquanto continua sua campanha para destronar a Toyota da liderança do mercado automotivo mundial. Por sua vez, analistas prevêem que a marca japonesa terá um péssimo fevereiro nos Estados Unidos, registrando a pior participação no mercado desde julho de 2005 -- uma consequência dos sucessivos recalls de seus modelos.

A montadora alemã anunciou nesta sexta-feira (26) que seu lucro operacional desabou 71%, para 1,86 bilhão de euros (US$ 2,53 bilhões) no ano passado, ficando abaixo das expectativas de analistas, de 2,06 bilhões de euros. A empresa ainda propôs corte de 17% nos dividendos, para 1,66 euro por ação preferencial, apesar do lucro líquido maior considerando-se as regras contábeis da Alemanha.

A Volkswagen planeja emitir até 135 milhões de ações preferenciais, mais que dobrando o volume desse tipo de ação, para comprar a marca Porsche e rede de concessionárias, numa operação combinada avaliada em 16 bilhões de euros a ser feita com ajuda de ações e dívida. A companhia também acertou com a Suzuki, no início de dezembro de 2009, a compra de 19,9% de participação na marca japonesa por 222,5 bilhões de ienes (US$ 2,49 bilhões de dólares), dando ao grupo alemão acesso indireto à líder do mercado de veículos na Índia, a Maruti Suzuki.

UOL Cursos Online

Todos os cursos