Scooters Honda Lead e Dafra Smart se enfrentam na guerra da mobilidade

Da Infomoto

Veículo urbano de fácil pilotagem, equipado com transmissão automática e febre há décadas na Europa, o scooter vem conquistando o consumidor brasileiro em função de sua praticidade e agilidade. Dois novos modelos desembarcaram em 2009 no mercado nacional: Honda Lead 110 e Dafra Smart 125. Comparamos essas duas "práticas" novidades para driblar o trânsito mais que carregado de São Paulo.

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    Honda Lead 110 (o vermelho) ganha na praticidade, Dafra Smart 125 tem desempenho melhor

A gigante japonesa Honda, líder do setor de motocicletas no Brasil, trouxe o Lead 110, seu scooter mais vendido em todo mundo. Já a caçula do mercado de duas rodas Dafra resolveu montar no país o Smart 125, primeiro produto da parceria com a Haojue, líder do mercado chinês de motocicletas. Ambos trouxeram como grande diferencial a alimentação por injeção eletrônica de combustível. Confira quem se deu melhor na guerra da mobilidade.

MOTORES SIMPLES E INJETADOS
Os modelos Lead e Smart têm propulsores com a mesma arquitetura simples: motor de um cilindro com comando simples no cabeçote (OHC). Mas o scooter Honda tem arrefecimento líquido, enquanto o Dafra Smart aposta na refrigeração a ar. E as diferenças não param por aí.

O propulsor do modelo Honda tem 108 cm³ e oferece 9,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgfm a 6.000 rpm. Já o do Smart 125 tem capacidade e potência maiores: 124,6 cm³ e 10,3 cv a 8.000 rpm. O torque máximo é o mesmo (0,97 kgfm), mas só aparece a 7.000 rpm.

No dia a dia fica evidente que o Smart leva vantagem na velocidade final, chagando a 90 km/h. O modelo Honda traz um limitador de velocidade, que não permite que o veículo ultrapasse 80 km/h. Por outro lado, o Lead tem mais torque em baixas e médias rotações, o que facilita a vida do piloto principalmente no momento de arrancar na frente dos carros quando a luz verde do semáforo acende.

A velocidade maior e o torque em uma rotação mais alta no Smart 125 acabam comprometendo o consumo: a média foi de 31 km/l no modelo Dafra, enquanto o Honda Lead fez 34 km/l. Mas essa diferença não chega a distanciar a autonomia dos dois modelos. No scooter Honda cabem 6,5 litros, enquanto no Dafra vão 6,9 litros.

CICLÍSTICA
Na parte ciclística, propostas bastante similares. O Lead 110 é montado sobre um chassi monobloco. Na dianteira, tem garfo telescópico de 90 mm de curso e roda de 12 polegadas, enquanto na traseira, usa roda de 10 polegadas e suspensão monoamortecida, com 84 mm de curso. O peso a seco do modelo Honda é de 109 kg.

Com 110 kg e montado também sobre um chassi monobloco, o scooter da Dafra também adotou soluções tradicionais: na frente, garfo telescópico de 70 mm de curso e, na traseira, monoamortecedor com 50 mm de curso.

Os dois modelos copiam bem as imperfeições do piso, já que os conjuntos de suspensões são firmes, porém confortáveis. Claro que nas "costelas de vaca" e em obstáculos maiores, ambos chegaram a dar fim de curso. Nesse quesito, o scooter Dafra acaba tendo desvantagem, já que tem as duas rodas de 10 polegadas.

Outro ponto positivo do Lead é o sistema de freios formado por disco de 190 mm de diâmetro na frente e tambor de 130 mm atrás, além de freio de estacionamento. O conjunto merece destaque, pois traz o sistema CBS (Combined Brake System): ao acionar o manete do freio traseiro, o disco dianteiro também entra em ação, simultaneamente, o que representa menor espaço de frenagem e mais segurança para o piloto. Cá entre nós, o sistema da Honda é útil para iniciantes, mas chega a atrapalhar quem tem mais experiência, principalmente em manobras de baixa velocidade quando se deseja apenas frear a traseira.

Já o Dafra Smart tem freios tradicionais: disco simples de 180 mm de diâmetro na frente e tambor de 130 mm, atrás. Também garantem boas e seguras frenagens, mesmo em situações extremas, porém sem o advento do CBS.

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    Honda Lead 110 (vermelho) tem maior praticidade também no espaço amplo sob o assento

Completam o conjunto ciclístico pneus sem câmara Pirelli SL 26 no Smart e pneus fabricados em Taiwan pela Cheng Shin no Lead. Nesse tópico ponto para o modelo Dafra.

CONFORTO E PRATICIDADE
No quesito conforto, os dois modelos estão perfeitamente de acordo com a proposta de veiculo urbano. O piloto fica sentado, com os pés bem apoiados no assoalho e protegidos pelo escudo frontal. Assim, o condutor pilota de forma bastante ergonômica, exceção, é claro, para motociclistas com mais de 1,85 m, que ficam espremidos entre guidão e banco.

Para facilitar ainda mais a vida dos pilotos, os modelos oferecem comandos de fácil acionamento. Apesar do visual bastante harmônico do painel de instrumentos do Lead, a peça desenvolvida para o Smart 125 leva vantagem na iluminação, principalmente no deslocamento noturno, além de contar com um pequeno display de cristal líquido com indicação do nível de combustível, hodômetro (parcial e total) e hora. Como diferencial, o scooter Dafra também tem lampejador de farol alto e um indicador de troca de óleo, que informa ao piloto a hora certa de trocar o óleo do motor.

Para estacionar, o Dafra Smart 125 traz ainda descanso lateral e cavalete central. O modelo Honda oferece apenas o cavalete central, segundo o fabricante, por medida de segurança. Mas já é possível instalar um "pezinho" no Lead, que pode ser encontrado no mercado de motopeças por cerca de R$ 70.

O scooter da Honda leva vantagem sobre o Dafra em três itens quando o assunto é praticidade. Em primeiro lugar, sob o banco há espaço suficiente para acomodar dois capacetes abertos e algumas outras quinquilharias. No modelo Dafra, mal cabe um capacete aberto. No Lead, o bocal do tanque de combustível fica no assoalho, enquanto que no Smart é preciso levantar o assento para abastecer. Outro diferencial é que no modelo Honda as pedaleiras retráteis oferecem mais conforto para o garupa. Os dois modelos trazem ainda porta-luvas na parte traseira do escudo frontal, que pode ser trancado com chave, e bagageiro de série.

Para finalizar, o scooter Honda Lead 110 tem preço sugerido de R$ 6.062. O Dafra Smart 125 tem preço fixado em R$ 5.660. Os valores sugeridos são válidos até 30 de março, data que acaba a isenção da Cofins para modelos de até 150 cm³. Além do preço, que pode pesar na hora da compra, o consumidor pode optar pela maior praticidade do scooter Honda Lead 110 ou o desempenho melhor do Dafra Smart 125. (por Aldo Tizzani e Arthur Caldeira)

FICHAS TÉCNICAS

  Dafra Smart 125 Honda Lead 110
Motor OHC, 124,6 cm³, quatro tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar. OHC, 108 cm³, quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, arrefecido a líquido.
Potência 10,3 cv a 8000 rpm. 9,2 cv a 7.500 rpm.
Torque 0,97 kgfm a 7000 rpm. 0,97 kgfm a 6.000 rpm.
Câmbio Automático (CVT). Automático (CVT).
Alimentação Injeção Eletrônica; partida elétrica e a pedal. Injeção Eletrônica; partida elétrica e a pedal.
Quadro Monobloco. Monobloco.
Suspensão Garfo telescópico, com 70 mm de curso (dianteira); monoamortecedor, com 50 mm de curso (traseira). Garfo telescópico, com 90 mm de curso (dianteira); monoamortecedor, com 84 mm de curso (traseira).
Freios Disco simples de 180 mm de diâmetro (dianteiro) e a tambor de 130 mm (traseiro). Disco simples de 190 mm de diâmetro (dianteiro) e a tambor de 130 mm (traseiro).
Rodas e pneus 3,5-10, de liga leve (dianteira e traseira). 90/90-12 44j de liga leve (dianteiro); 100/90-10 56 j de liga leve (traseiro).
Dimensões 1.986 mm x 674 mm x 1.104 mm (CxLxA); 1.240 mm (entre-eixos); 110 mm (distância do solo); 740 mm (altura do assento). 1.838 mm x 668 mm x 1.125 mm (CxLxA); 1.274 mm (entre-eixos); 740 mm (altura do assento).
Tanque 6,9 litros. 6,5 litros.
Peso (a seco) 110 kg. 109 kg.

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