'Parruda', Volkswagen Saveiro Cross começa em R$ 41.840

CLAUDIO DE SOUZA
Enviado especial a Campinas (SP)*

Atualizada às 22h40

A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (22), em Campinas (SP), a Saveiro Cross, versão com decoração off-road da picape pequena. Em linhas gerais, o carro segue os parâmetros estabelecidos pelo renovado CrossFox (até a "cor de trabalho" é a mesma, o laranja atacama -- há outras seis), mas com cara de Gol Geração 5. O preço inicial da Saveiro Cross é de R$ 41.840, com um bom pacote de equipamentos, mas sem ar-condicionado. Com ele, o custo sobe para R$ 44.684.

A Saveiro Cross está disponível apenas com cabine estendida, o que a diferencia das demais configurações da picape, que começam em R$ 32.030 (R$ 34.830 com cabine estendida); a Saveiro intermediária é a Trooper (R$ 37.670 com cabine simples e R$ 40.300 com estendida). Com o lançamento da Cross, a gama da picapinha fica completa.

  • Divulgação

    Volkswagen Saveiro Cross traz o conceito off-road light para a picape da marca alemã

Segundo os executivos da Volkswagen, a intenção foi deixar a Saveiro Cross mais "parruda" em relação às demais versões. Para isso, o carro ganhou molduras dianteiras e traseiras, que também envolvem as caixas de roda, além de um friso bastante largo nas laterais. O nome do modelo e versão vem estampado na tampa da caçamba em tamanho extra-grande.

Entre os itens que a Volkswagen aponta como exclusivos da Saveiro Cross no segmento de picapes pequenas (lembrando que sua concorrente direta é a Fiat Strada Adventure, que possui opção de cabine dupla) estão capota marítima, ganchos de fixação de carga deslizantes, sensor de estacionamento traseiro, repetidores de seta nos retrovisores e pneus Pirelli Scorpion com inscrição em branco. O interior da nova Saveiro lembra um mix de Gol G5 e CrossFox; o painel é do primeiro, mas a "pegada" é do segundo. Os bancos em tecido trazem o padrão "embossment", que imita o rastro de pneus numa trilha.

Em termos mecânicos, não há novidades: o motor é o VHT de 1,6 litro, flexível, que gera 101/104 cavalos (gasolina/etanol), e a suspensão traz as mesmas molas progressivas que estrearam na versão Trooper, e que buscam uma dirigibilidade mais agradável com carga ou sem ela.

E esta última deve ser a situação de uso mais comum do novo carro: a própria Volks afirma que a Saveiro Cross foi pensada para ser usada no dia-a-dia urbano e no lazer, e por um público jovem. É uma das razões para ela não dispor de cabine simples: sua caçamba provavelmente jamais será usada para carregar tijolos, por exemplo. E o espaço atrás dos bancos acomoda bem a bagagem de final de semana de um casal.

UOL Carros experimenta a Saveiro Cross nesta terça-feira (23) e publica em seguida as impressões ao dirigir.

*Viagem a convite da Volkswagen do Brasil

UOL Cursos Online

Todos os cursos