Toyota cogita fazer recall do híbrido Prius
Da Redação
A Toyota admitiu nesta sexta-feira (5) a possibilidade de realizar recall do híbrido Prius modelo 2010 nos Estados Unidos e no Japão, devido a problemas de freio. Não houve referência à Europa, embora também tenha havido relatos de problemas no continente. A resolução ainda não foi tomada e, por isso, ainda não há um total oficial de carros envolvidos, mas cerca de 270 mil unidades desta geração do Prius foram vendidas desde o lançamento em 2009.
O Toyota Prius é o carro híbrido mais vendido no mundo e o modelo líder de vendas no mercado japonês atualmente -- algo como o Volkswagen Gol no mercado brasileiro -- e isso ajuda a explicar a demora da Toyota em anunciar a convocação, que sem dúvida aumentará ainda mais a crise de confiança na montadora, após o recall gigante que atingiu mais de 5 milhões de unidades ao redor do mundo por problemas com o pedal do acelerador em diferentes modelos.
Na quinta-feira, segundo a imprensa americana, um porta-voz da Toyota teria afirmado que problemas de projeto nos freios do Prius haviam sido detectados, mas que uma atualização de software teria corrigido a falha nas unidades fabricadas recentemente. A questão não respondida, porém, e que levou à investigação de autoridades de trânsito nos EUA e no Japão, é quanto às milhares de unidades vendidas antes da correção.
Apenas para se ter ideia da letargia dentro da maior montadora do mundo, um problema semelhante foi detectado em modelos híbridos da Ford, também esta semana, mas a montadora americana já anunciou que proprietários de 18 mil Fusion Hybrid e Milan Hybrid terão de fazer uma atualização do sistema de seus veículos.
SERÁ QUE PARA?
Um defeito no sistema de gerenciamento de freios -- semelhante nos modelos híbridos da Toyota e da Ford -- afeta a atuação do ABS (antiblocante), reduzindo a eficiência em terrenos escorregadios ou irregulares (com buracos ou ondulações), explicou a agência Automotive News. Para o motorista, fica a sensação de que os freios estão mais lentos -- o pedal tem de ser acionado durante mais tempo e por mais vezes.
Nos Estados Unidos, cerca de 124 reclamações de motoristas foram feitas à NHTSA, agência que coordena o trânsito no país. Na Europa, foram 26 ocorrências.
CRISE DE CONFIANÇA
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Na imagem, Akio Toyoda revela a nova geração do híbrido Toyota Prius, durante o lançamento da terceira geração do modelo, em maio de 2009.
Nesta sexta-feira, Toyoda pediu desculpas aos consumidores por falhas da Toyota Motor.
Na quinta-feira, segundo a imprensa americana, um porta-voz da Toyota teria afirmado que problemas de projeto nos freios do Prius haviam sido detectados, mas que uma atualização de software teria corrigido a falha nas unidades fabricadas recentemente. A questão não respondida, porém, e que levou à investigação de autoridades de trânsito nos EUA e no Japão, é quanto às milhares de unidades vendidas antes da correção.
Apenas para se ter ideia da letargia dentro da maior montadora do mundo, um problema semelhante foi detectado em modelos híbridos da Ford, também esta semana, mas a montadora americana já anunciou que proprietários de 18 mil Fusion Hybrid e Milan Hybrid terão de fazer uma atualização do sistema de seus veículos.
SERÁ QUE PARA?
Um defeito no sistema de gerenciamento de freios -- semelhante nos modelos híbridos da Toyota e da Ford -- afeta a atuação do ABS (antiblocante), reduzindo a eficiência em terrenos escorregadios ou irregulares (com buracos ou ondulações), explicou a agência Automotive News. Para o motorista, fica a sensação de que os freios estão mais lentos -- o pedal tem de ser acionado durante mais tempo e por mais vezes.
Nos Estados Unidos, cerca de 124 reclamações de motoristas foram feitas à NHTSA, agência que coordena o trânsito no país. Na Europa, foram 26 ocorrências.