GM oficializará Ed Whitacre como chefe da companhia

Da Redação

O atual presidente e CEO interino da General Motors, Ed Whitacre, será oficializado nesta segunda-feira como chefe da companhia, aponta a imprensa norte-americana, citando fontes internas.

  • AP

    Ed Whitacre (acima, em imagem feita em julho de 2009) é efetivado como CEO da montadora, cargo que assumiu interinamente em dezembro

Whitacre, de 68 anos, é o terceiro executivo a ocupar o cargo oficialmente nos últimos dez meses -- retrato da crise que levou a maior montadora americana a acumular perdas de US$ 88 bilhões desde 2005, a pedir em concordata em 2009 e ser reerguida através de ajuda de US$ 50 bilhões dos governos dos Estados Unidos e do Canadá com alto grau de estatização.

Antes de Whitacre, que assumiu o cargo de CEO interinamente em 1º de dezembro do ano passado, o cargo havia sido ocupado por Rick Wagoner, entre 2000 e março de 2009, quando a montadora pediu concordata, e por Fritz Henderson, nomeado pelo presidente Barack Obama em março e que ficou no cargo até dezembro do ano passado.

Sob supervisão de Whitacre, uma junta chegou a ser convocada para selecionar candidatos ao cargo de CEO, mas nenhum nome chegou a ser cogitado, informou a fonte.

A principal atividade do CEO, que será anunciado oficialmente ainda nesta segunda-feira, será atualizar a gestão de negócios da montadora, garantindo agilidade ao grupo. Atualmente, a GM está focada na renovação de sua frota nos EUA, na venda de subsidiárias deficitárias -- após decidir manter a Opel/Vauxhall, na Europa, o atual foco é a sueca Saab, que deve ser negociada com a holandesa Spyker --, e na expansão das atividades na China, principal mercado do momento para a indústria automotiva.

A imprensa norte-americana destaca ainda que, com a efetivação de Whitacre, as três gigantes americanas passam a ser oficialmente dirigidas por executivos que cresceram fora do ambiente automotivo local, pessoas de "fora de Detroit". A Ford, única montadora a dispensar a ajuda governamental no auge da crise, é dirigida desde 2006 por Alan Mulally, ex-Boeing, enquanto a Chrysler está sob gestão do italiano Sergio Marchionne, advogado e contador, que é presidente da europeia Fiat. Whitacre é egresso da empresa de telecomunicações AT&T.

UOL Cursos Online

Todos os cursos