Revendas se preparam para atender onda de revisões programadas

Da Auto Press

As expectativas foram superadas. Mais de 3 milhões de automóveis zero-quilômetro saíram das concessionárias em todo o país em 2009 -- exatos 3.009.482, de acordo com a Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Um crescimento de 12,66% frente a 2008 e quase 900 automóveis novos despejados nas ruas a cada dia.

Afonso Carlos/Carta Z Notícias


Todos esses veículos implicam em mais revisões obrigatórias, requisito primordial para não se perder a garantia oferecida pelo fabricante. As montadoras, junto a seus revendedores, juram estar preparadas para atender a essa procura crescente. Mas nem sempre os donos de veículos zero conseguem agendar a visita programada de imediato. "Hoje em dia, numa concessionária, você tem de agendar tudo. Até mesmo uma revisão programada. Encontrar revenda lotada é comum, mas geralmente elas têm capacidade de suprir as necessidades de mercado", garante Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive.

RÁPIDAS

  • Segundo a Honda, no acumulado de 2009, a revisão programada cresceu em 16% na comparação com 2008.
  • A Fiat calcula que, nos últimos dois anos, o número de revisões programadas nas redes de concessionárias autorizadas cresceu cerca de 31%.
  • Com 420 distribuidores autorizados em todo o Brasil, a Ford mantém uma mala direta com os clientes via SMS. Uma central de atendimento dispara os textos para celulares para todos os proprietários de veículos zero lembrando ao cliente que está na hora de fazer a revisão do veículo.
  • Dentro do site da Chevrolet, o cliente pode utilizar uma espécie de agenda eletrônica, onde todos os serviços relacionados ao seu veículo são lembrados, como a revisão geral dos 10 mil km ou, ainda, o prazo de troca de óleo e até a data do pagamento do IPVA.
  • Com as revendas entupidas, especialmente em épocas como o período pré-férias e outras datas específicas -- Carnaval, volta às aulas --, as montadoras procuram criar programas especiais de revisão para tentar desobstruir o fluxo de automóveis. "Procuramos reservar sempre um setor da oficina para serviços de reparo que duram menos de duas horas", explica Rodolfo Possuelo, gerente de marketing da Ford. A Peugeot costuma fazer campanhas anuais de verificações extras, como um check-up de férias, serviço oferecido com mão-de-obra gratuita.

    Já a Volkswagen apostou numa campanha para estruturar tanto a oficina quanto o setor de peças de reposição, com foco nos zero quilômetro que acabaram de chegar ao mercado. "Você precisa estruturar toda a linha, desde a fábrica até o distribuidor. A revisão desses processos internos termina no atendimento mais eficiente ao cliente", diz Wagner Carrieri, supervisor de marketing de produto da Volks.

    CAPITAL CHEIA
    Mas nem todas as revendas têm horários disponíveis. A demora no atendimento, que por vezes ultrapassa uma semana e pode chegar a mais de um mês, acontece especialmente nas lojas das capitais, onde a quantidade de veículos zero é maior. "Sabemos que o crescimento acentuado nas vendas aumentou o número de revisões, e a demanda é gerida com o agendamento. Somente as primeiras revisões são marcadas na mesma semana [do pedido]", afirma Marco Botta, gerente de pós-venda da Peugeot. "É uma questão sazonal, e depende do momento e da condição do concessionário", faz coro Marco Zampieri, supervisor de pós-venda da Volkswagen.

    A saída para o consumidor, no entanto, é verificar a margem da revisão. Isso porque o veículo pode ser revisado tanto no mês indicado no manual do proprietário, como um mês antes ou um mês depois. Vencendo a quilometragem ou os meses indicados, é preciso se programar para não perder o prazo. "Se porventura ocorrer de o cliente não conseguir marcar sua revisão dentro deste período, ele deve comunicar à concessionária, já que corre o risco de perder a garantia", aconselha Paulo Garbossa. (por Karina Craveiro)

    Preço tabelado muda relação do cliente com a concessionária e a marca

    Prática comum entre as grandes montadoras brasileiras é tabelar os preços das revisões obrigatórias. os anúncios dos preços vigentes são veiculados com muito alarde na mídia, reforçando a tal "transparência" da marca com o consumidor final.
    Isso serve também como uma estratégia de marketing, para que o cliente que acaba de comprar um zero quilômetro não saia da concessionária pensando em quanto deverá desembolsar seis meses ou 10 mil km depois com a revisão obrigatória.
    Outra questão que se modificou a partir da vigência do preço fixo é a comodidade que o proprietário do carro zero passa a ter, sem precisar ligar para todas as distribuidoras da cidade à procura da mão-de-obra mais em conta. E funciona como estímulo para a rede de concessionárias, que terá sempre o cliente de volta.
    "É um jeito de o comprador do veículo zero não tomar sustos. Ele já sabe o que o espera. E a questão do preço fixo dá uma sensação de alívio ao cliente", afirma Rodolfo Possuelo, gerente de marketing da Ford.

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