Após superar EUA, China prevê 'mau resultado' este ano: crescer 10%

Da Redação, com agências

A China pode fabricar e vender 15 milhões de veículos em 2010, obtendo um aumento de 10% em relação ao desempenho de 2009, quando o país superou os Estados Unidos pela primeira como o maior mercado automotivo do mundo. Parece muito, mas no ano passado as vendas de veículos na China dispararam para um recorde de 13,6 milhões de unidades, forte alta de 46% sobre o ano anterior. Os dados são da Associação dos Fabricantes de Veículos da China, divulgados nesta segunda-feira (11).

  • Divulgação

    O Buick Excelle, releitura do Opel Astra, é líder de vendas no mercado chinês

Por representar uma desaceleração, o aumento de 10% previsto para este ano chegou a derrubar as ações da SAIC, de Xangai, a maior fabricante de carros da China.

VENDAS POR MARCA

SAIC - 2.425.546 veículos
FAW - 1.758.801
Chang'an - 1.703.08
DongFeng - 1.688.68
BAW - 1.132.330
Guangzhou - 542.839
Chery - 436.336
BYD - 388.247
Brilliance - 316.924
JAC - 296.711
Enquanto isso, nos Estados Unidos -- que lideraram as vendas ao longo de todo o século 20 e na primeira década do 21 -- foram vendidos 10,4 milhões de carros e comerciais leves em 2009, cravando o menor nível em 27 anos. No Brasil foram emplacados 3,14 milhões de unidades, novo recorde anual da indústria local.

De acordo com o secretário-geral da Associação de Indústria Automotiva da China, Dong Yang, citado pela China Rádio Internacional, do total de veículos emplacados em 2009 cerca de 7,2 milhões eram carros de baixa emissão (cerca de 70% do total).

Os cinco fabricantes locais com maior capacidade de produção (acima de 1 milhão de unidades) emplacaram 70% dos carros no país (veja quadro ao lado). Dos dez maiores fabricantes, três operam ou estão de olho no Brasil: a Chery já vende por aqui o SUV Tiggo, a Brilliance tem a subsidiária Jinbei (que faz a Topic) e a JAC chega em 2011. A China tem mais de 100 fabricantes de veículos.

Apesar disso, entre os modelos mais vendidos por lá estão carros fabricados por meio de joint-ventures com as gigantes do mercado mundial. No top 5 chinês, por exemplo, estão o Buick Excelle ("releitura do Opel Astra exclusiva para a China), o Hyundai Elantra e os Volkswagen Jetta (nosso Bora) e Santana (igual ao antigo brasileiro).

Os números do mercado chinês, que também incluem caminhões, continua ainda acima do volume norte-americano mesmo depois de se deduzir do total cerca de 650 mil unidades de caminhões pesados, informa a Orient Securities. Em dezembro, as vendas de carros saltaram 88,7% sobre igual mês de 2008, para 1,1 milhão de unidades.

A China vinha registrando alta acima de 20% nas vendas de veículos por três anos consecutivos, até que a redução no crescimento econômico começou a encolher a demanda em 2008, quando as vendas retrocederam para uma alta de um dígito pela primeira vez em pelo menos dez anos. Aquela queda no ritmo de expansão aconteceu após desastres naturais e redução na atividade econômica chinesa.

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