Novo Classe E Cabrio estreia em Detroit para assumir o posto do CLK

Da Auto Press*

A gama Mercedes Classe E vai ficar completa com a adição da nova versão cabriolet. Com apresentação oficial confirmada para o Salão de Detroit (Estados Unidos) neste mês de janeiro, o modelo herda a boa base mecânica da configuração cupê e acrescenta novas tecnologias para permitir uma condução a céu aberto nas melhores condições.

Com lançamento na Europa agendado para o primeiro semestre, o Classe E Cabriolet exibe uma carroceria repleta de charme, que sobressai pela fluidez das linhas e pela tradicional -- embora elegante -- capota de lona. Com o benefício das motorizações do já conhecido Classe E Coupé, o Cabrio chama a atenção pelos padrões de segurança, com soluções nunca antes vistas num modelo da marca alemã.

  • Divulgação

    Classe E Cabrio completa a gama do sedã mais típico da Mercedes-Benz

A começar pela parte externa, o Classe E Cabriolet tem no seu design um trunfo impossível de não ser notado. O modelo é simplesmente irresistivel qualquer que seja o ângulo, e seduz pela sua frente que parece mergulhar, pela traseira clássica e imponente e pelo elegante perfil curvilíneo.

A capota de lona é integrada de forma natural à carroceria, com fluidez e equilíbrio. Seu processo de abertura e fechamento é totalmente automático e demora apenas 20 segundos, podendo ser efetuado em velocidades de até 40 km/h. Quando recolhida, a capota fica guardada num compartimento na parte traseira, isolado do porta-malas por meio de uma cobertura retrátil, que desliza para dentro do porta-malas quando a capota está recolhida. O que permite adicionar mais 90 litros à capacidade da bagageiro, totalizando 390 litros.

SEM BARULHO
Mas a grande inovação deste cabriolet é o sistema chamado Aircap. Ele utiliza um difusor localizado entre os dois bancos traseiros e se junta a um outro difusor que se ergue das molduras do para-brisas, até uma altura de 6 cm. Tudo para isolar o habitáculo de turbulências e ruídos aerodinâmicos. Forma uma espécie de barreira de vento, que pode ser ativada em velocidades próximas dos 160 km/h.

Os ocupantes podem contar ainda com outro sistema chamado Airscarf (algo como "cachecol de ar"). Incorporado nos encostos de cabeça, ele serve para aquecer as nucas e pescoços do motorista e passageiro. Além disso, a capota em lona tem um revestimento acústico especial que, segundo a marca alemã, permite manter uma conversação em tom normal no habitáculo mesmo a velocidades acima dos 200 km/h. O Classe E Cabrio também é o conversível mais aerodinâmico do mundo, com Cx (coeficiente aerodinâmico) de 0,28.

Os padrões de segurança do Classe E Cabriolet foram incrementados com a introdução de vários reforços na coluna A e de arcos anticapotamento, localizados atrás do encosto de cabeça traseiros. A versão é também o primeiro cabriolet da Mercedes equipado com airbags de cabeça. Ao todo, são sete airbags de série, bem como os tradicionais dispositivos eletrônicos. Nas versões mais equipadas estão inclusos ainda os sofisticados sistemas Attention Assist e o Pre-Safe. O primeiro detecta o cansaço do motorista e o alerta para não dormir ao volante. O segundo ajusta os limitadores de força dos cintos e regula os bancos em caso de uma colisão.

A gama de motores inclui cinco opções. Serão duas unidades a diesel: a 250 CDI de 204 cv e a 350 CDI de 231 cv. Os propulsores a gasolina são os E250 CGI de 204 cv, E350 CGI de 292 e o poderoso E500 de 388 cv. (*por Nelson Oliveira, AutoMotor/Portugal, exclusivo para Auto Press)

UOL Cursos Online

Todos os cursos