Vendas batem novo recorde, e ano consagra Corolla, Agile e i30

Da Redação, com agências

As vendas de veículos novos no Brasil aumentaram em dezembro e encerraram 2009 com mais um recorde. Para este ano, o setor já estima novo forte crescimento, de quase dois dígitos -- e, portanto, o estabelecimento de um novo recorde anual de emplacamentos.

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no país cresceram 16,41% em dezembro sobre novembro, para 293.030 unidades, segundo dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Veja aqui o relatório completo preparado pela entidade.

Na comparação anual, feita com o último mês de 2008, a alta foi de 50,62%. O valor é tão expressivo porque o final do ano retrasado foi marcado pelo auge da crise financeira global.

INCENTIVOS
No acumulado de 2009, de acordo com os dados da Fenabrave, as vendas de veículos somaram 3,14 milhões de unidades, um avanço de 11,35% sobre 2008, atingindo patamar recorde. A comercialização de automóveis no país recebeu impulso governamental, com a redução do IPI sobre carros em todo o ano de 2009, numa medida para evitar queda nas vendas de veículos em meio à crise global. O governo também fomentou a oferta de crédito para financiamento veículos, fazendo aportes a financeiras ligadas a montadoras.

  • Murilo Góes/UOL

    Apoiado em qualidade e publicidade, Hyundai i30 desponta como líder entre os hatches médios

"As pessoas só não estavam comprando porque não tinha financiamento", afirmou o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze. Ele lembrou do lento início de vendas em 2009, as quais acabaram acelerando a partir de meados do ano, embaladas pela recuperação da economia e da confiança dos consumidores.

Considerando apenas automóveis e comerciais leves, a Fenabrave estima para 2010 um aumento nas vendas de 9,73%, para 3,3 milhões de unidades. "Nossa projeção é baseada num cenário de consenso de crescimento do PIB de 5% em 2010", disse Reze, acrescentando que as vendas em dezembro foram as melhores para o mês desde o início das medições pela entidade, em 1957.

OS SUCESSOS DO ANO
Alguns modelos merecem ser citados como os mais bem-sucedidos em 2009. O Toyota Corolla, que emplacou 54.599 unidades ao longo dos 12 meses, é um deles. Este resultado garantiu que ele ultrapassasse com bastante segurança seu maior rival entre os sedãs médios, o Honda Civic (50.200 emplacamentos), abrindo dianteira de quase 10%.

Por sua vez, o Chevrolet Agile, em pouco mais de três meses de mercado, já abocanhou participação acima de 4% entre os hatches pequenos (classificação algo discutível feita pela Fenabrave). Em dezembro, só vendeu menos que a dobradinha Volkswagen Fox/CrossFox e que o Ford Fiesta -- um resultado que pode refletir os baixos estoques do carro da GM, esgotados pela demanda acima do esperado.

Mas talvez o grande destaque seja mesmo o Hyundai i30. Mesmo movido apenas a gasolina, o hatch médio se valeu de várias armas (além de suas inegáveis qualidades, houve o tradicional massacre publicitário da marca) para firmar-se como o mais vendido em seu segmento em dezembro -- foram 3.348 emplacamentos no mês, superando o Fiat Punto, que vendeu 2.893 unidades. O carro coreano já tem 8,16% do segmento.

No entanto, os dez carros mais vendidos no Brasil em 2009 são todos pequenos, compactos e/ou de entrada. Seguem os dados, encabeçados pelo líder de mercado há 23 anos:

1º) Volkswagen Gol - 303.051 unidades
2º) Fiat Palio - 203.737 unidades
3º) Fiat Mille - 154.998 unidades
4º) Chevrolet Celta - 139.440 unidades
5º) Chevrolet Corsa/Classic - 138.010 unidades
6º) Volkswagen Fox/CrossFox - 129.199 unidades
7º) Fiat Siena - 116.060 unidades
8º) Fiat Strada - 89.968 unidades
9º) Volkswagen Voyage - 85.682 unidades
10º) Ford Ka - 83.957 unidades

PREVISÃO ERRADA
Em dezembro de 2008, a Fenabrave tinha previsão de que as vendas de automóveis e comerciais leves em 2009 teriam uma queda de 19%. Ao longo do ano passado, porém, a entidade refez os cálculos e as vendas nessas duas categorias juntas acabaram atingindo 3,009 milhões de unidades, ligeiramente acima da última previsão da Fenabrave, de 2,965 milhões de unidades.

Em 2009 como um todo, as vendas apenas de automóveis somaram 2,48 milhões, crescimento de 12,93% ante o ano anterior. Já as vendas de comerciais leves totalizaram 530 mil, alta de 11,4%. As vendas de caminhões caíram 11,5% em 2009, para 109.146 unidades, e as de ônibus recuaram 14,2%, para 22.598 unidades. Com a recuperação da economia, o presidente da Fenabrave aposta que as vendas de caminhões terão desempenho "fortíssimo" este ano. A expectativa da entidade é de expansão de 13,5% em 2010 na comercialização de caminhões.

RANKING DAS MONTADORAS
Em 2009, a Fiat liderou o setor automotivo nacional, vendendo 736.961 automóveis e comerciais leves e obtendo 24,49% de participação no mercado. Em seguida ficou a Volkswagen, com vendas de 684.387 unidades e participação de 22,74%. A General Motors vendeu 595.424 unidades e obteve 19,79%; a Ford teve vendas de 304.024 e participação de mercado de 10,1%. A Honda ficou em quinto, com vendas de 125.869 e parcela do mercado de 4,18%.

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