Minivan Venga chegará para ser a estrela da Kia em 2010

Especial para a Auto Press*

A Kia não está para brincadeira. A montadora sulcoreana quer renovar sua gama de produto no Brasil em 2010. Após o lançamento do Soul e a renovação do Cerato, ambos em 2009, as novidades incluem o novo sedã Cadenza e a reestilização do SUV Sorento -- mas o destaque fica para a minivan compacta Venga, que deve ser vendida no Brasil a partir do segundo semestre.

  • Divulgação

    Centro de estilo da Kia, na Alemanha, caprichou na dianteira do Venga

Ele vem para brigar com Fiat Idea e Chevrolet Meriva, modelos fabricados e já estabelecidos no mercado nacional, mas suas pretensões vão além de nossas fronteiras. Isso porque o Brasil vai ser a porta de entrada deste carro no mercado sul-americano.

Com motor 1.6 bicombustível, o Venga terá preço semelhante ao Soul e ao Cerato -- entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. A marca garante que o espaço interno de sua minivan será um diferencial entre os concorrentes, oferecendo maior comodidade sem afetar o tamanho do veículo. Montado sobre a mesma plataforma do Soul, o modelo dispõe de porta-malas com capacidade de cerca de 400 litros. Para efeito de comparação, o Idea oferece 320 litros, enquanto o Meriva dispõe de 292 litros.

Inicialmente, o Venga será fabricado na Europa e começa a ser vendido por lá em fevereiro. Naquele mercado ele vai ter o respaldo de duas garantias: sete anos para motor e transmissão e cinco anos para o resto do veículo; além dos 12 anos de garantia contra a corrosão. A parte de engenharia foi desenvolvida em Russelheim, e o desenho foi feito no centro de estilo da Kia, em Frankfurt, ambas na Alemanha.

Os profissionais do centro de estilo têm sido os responsáveis pela nova cara da marca, que vem tendo boa aceitação e rendido belos veículos, como o futuro sedã Cadenza -- esperado para chegar aqui a partir de março de 2010 --, o Soul e o Cerato, que auxiliaram a Kia Motors do Brasil a estabelecer novo recorde mensal de vendas no país (foram 2.704 unidades comercializadas em agosto de 2009).

CONTEÚDO
O Venga tem 4,06 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,61 m, além de altura de 1,60 m e largura de 1,76 m. Sua superfície de vidro pode ser aumentada graças ao teto panorâmico, que é opcional. O volante, com novo desenho, traz ajustes de altura e profundidade. O sistema de rádio/CD também é novo e possui comando central giratório.

Em termos de segurança, o Venga pode ser oferecido com um sistema que inclui airbags frontais integrados, laterais e do tipo cortina, cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura com pré-tensionadores e limitadores de carga, além de três cintos de segurança de três pontos para os ocupantes do assento traseiro.

A Kia Motors pretende, com os novos lançamentos, obter um resultado ainda melhor em 2010. Em 2009, a marca teve bons números de vendas globais de automóveis de passageiros e comerciais. Nos primeiros 11 meses deste ano, a montadora sulcoreana contabilizou crescimento de 17% nas comercializações mundiais em relação ao mesmo período de 2008.

Foram 1.489.204 unidades vendidas pelo mundo até novembro do ano passado -- com destaque para o Cerato, o modelo mais vendido da marca nos mercados internacionais até o momento, com 269.864 unidades em 2009. (*por Alejandro Marimán Ibarra, do AutoCosmos/Chile)

UOL Cursos Online

Todos os cursos