Conheça os escolhidos da segunda edição do prêmio "O Melhor de Auto Press"

Da Auto Press

Em sua segunda edição, as regras da eleição "O Melhor de Auto Press" permanecem diferenciadas -- aproveitando aí um dos jargões favoritos do marketing automotivo. Mais de 50 editores de seções automotivas de jornais e portais da internet de todo o Brasil, que publicam o conteúdo editorial da agência Auto Press, foram convidados a participar. Não apenas para indicar os destaques automotivos em cada categoria -- hatch, sedã, veículo familiar, picape, utilitário esportivo e esportivo --, mas também a justificar cada escolha.

Por isso, os resultados não apenas distinguem seis modelos que entram em 2010 com as melhores avaliações em seus respectivos segmentos. Também revelam como e porque cada um desses veículos cativou a imprensa automotiva e, por consequência, os leitores interessados no assunto e os consumidores brasileiros em geral.

OS MELHORES

  • Carta Z

    HATCH
    Chevrolet Agile
    Preços: de R$ 37.708, da LT 1.4, a R$ 39.601, da LTZ 1.4.
    Motor: 1.4 8V com 97 cv e 102 cv de potência e 13,2 kgfm e 13,5 kgfm de torque, com gasolina e etanol, respectivamente.
    Lançamento: outubro de 2009.
    LEIA A AVALIAÇÃO

  • Carta Z

    SEDÃ
    Ford Fusion
    Preços: de R$ 84.900, da SEL 2.5, a R$ 99.900, da SEL 3.0 V6.
    Motor: 2.5 16V com 173 cv de potência e 22,9 kgfm de torque; 3.0 V6 com 243 cv e 30,8 kgfm.
    Lançamento: janeiro de 2006 (mundial) e maio de 2006 (no Brasil).
    Última remodelação: maio de 2009.
    LEIA A AVALIAÇÃO

  • Carta Z

    VEÍCULO FAMILIAR
    Citroën Grand C4 Picasso
    Preço: R$ 92.290.Motor: 2.0 16V com 140 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
    Lançamento: dezembro de 2006 (mundial) e maio de 2008 (no Brasil).
    LEIA A AVALIAÇÃO

APERTADO
Esse ano, a disputa foi quente. Na categoria hatch, o resultado foi decidido voto a voto. No final, com 36% das indicações, o Chevrolet Agile acabou sendo o escolhido. Lançado no início de outubro, o modelo produzido na Argentina já se posicionou entre os dez automóveis mais vendidos no país, com 5.936 unidades em novembro. Na votação, foi seguido de muito perto por outro fenômeno de vendas, o sul-coreano Hyundai i30. Com as 2.515 unidades vendidas em novembro, ele alcançou o posto de hatch médio mais vendido do Brasil.

"O Agile causou impacto no mercado por representar a renovação de uma grande linha de produtos", explica Raimundo Couto, editor automotivo dos jornais mineiros "O Tempo", "Super Notícia" e "Jornal Pampulha", de Belo Horizonte. "Com seu design agressivo, o Agile apresenta um novo conceito. Além disso, trata-se de um carro completo, com preço melhor que seus concorrentes", reforça Reinaldo Marangoni, editor do semanário paulista "Jornal de Valinhos".

REPAGINADO
No caso dos sedãs, a disputa foi igualmente apertada. O repaginado mexicano Ford Fusion foi o mais votado, com 34%, seguido de muito perto por Audi A6, Chevrolet Vectra Next Edition, Honda City e Mercedes-Benz Classe E, todos igualmente apresentados ou remodelados esse ano.

"O Fusion continua sendo um carro de excelente custo/benefício, com preço abaixo de outros sedãs que oferecem menos equipamentos, conforto e motorização. É uma compra sensata na sua categoria", justifica Spartaco Biagio, do jornal "O Diário de Mogi", de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. "Tudo o que um sedã precisa ter, o Fusion tem", sintetiza Luis Meneghim, diretor de redação e editor de automóveis do jornal "Notícias do Dia", com edições nas cidades catarinenses de Joinville e Florianópolis.

COM FOLGA
Foi apenas no segmento de veículos familiares -- que inclui station wagons, monovolumes, minivans e multivans -- que a disputa do prêmio "O Melhor de Auto Press" foi mais tranquila. O francês Citroën Grand C4 Picasso ganhou com folga. Levou a metade dos votos na categoria. Longe ficaram Renault Mégane Grand Tour e Honda Fit.

"Muito espaço interno e bonito design. Não é o mais barato da categoria, mas vale o preço que pede", avalia Michelle Monte Mor, editora de automóveis do "Diário da Região" e do portal "DiarioMotors", de São José do Rio Preto (SP). "Além de atender os requisitos do segmento, como espaço para os ocupantes e capacidade de carga, o modelo traz uma dose de requinte que satisfaz quem busca status", concorda Cláudio Leyria, editor do "ValeMotor", caderno do jornal "Valeparaibano", de São José dos Campos (SP).

  • Carta Z

    PICAPE
    Nissan Frontier
    Preços: de R$ 79.790, na XE 4X2 manual, a R$ 115.890, na LE Luxury 4X4 automática.
    Motor: 2.5 16V turbodiesel com 172 cv de potência e 41,1 kgfm de torque.
    Lançamento: novembro de 2007 (importada da Tailândia) e setembro de 2008 (feita no Brasil).
    LEIA A AVALIAÇÃO

  • Carta Z

    SUV/CROSSOVER
    Volvo XC60
    Preços: de R$ 138.500, na Comfort, até R$ 165.900, na Top.
    Motor: 3.0 seis cilindros, com 285 cv de potência e 43,4 kgfm de torque.
    Lançamento: março de 2008 (mundial) e fevereiro de 2009 (no Brasil).
    LEIA A AVALIAÇÃO

  • Carta Z

    ESPORTIVO
    Audi A5
    Preço: R$ 254.500.
    Motor: 3.2 V6, com 269 cv de potência e 33,7 kgfm de torque.
    Lançamento: março de 2007 (mundial) e dezembro de 2008 (no Brasil).
    LEIA A AVALIAÇÃO

CARREGADA
Já na escolha da melhor picape, a briga voltou a se acirrar. Acabou eleita, com 30% dos votos, a Nissan Frontier, que até o ano passado ainda vinha da Tailândia. Foi seguida muito de perto por duas picapes derivadas de hatches compactos: na ordem, Volkswagen Saveiro e Fiat Strada.

"Um valente carro de luxo tamanho GG. O sonho de qualquer motorista que goste de picapes", defende Marcelo Moura, do "Jornal de Brasília". "Picape tem de ser valente, ter motorzão e não ter medo da lama. Essa é a Frontier", faz coro Paulo Moreira, editor do caderno de veículos do "Diário do Vale", na região Sul Fluminense. Já Heitor Ornelas, editor do "Jornal Motor" do diário "A Tribuna", de Santos, no litoral paulista, até observa pontos positivos em outros modelos do segmento, mas opta pela picape produzida em São José dos Pinhais (PR). "A Ranger deu um salto de qualidade, assim como a Saveiro. A Frontier, porém, vence por ser maior, mais potente, confortável e apta ao trabalho, ainda que poucos a utilizem com este fim", pondera.

ESTRANGEIRO
Um mexicano, dois alemães, um coreano e um sueco também disputaram até o último voto a eleição para escolher o melhor utilitário esportivo, categoria que inclui os chamados crossovers. O excesso de opções acabou diluindo as escolhas. Por isso, o Volvo XC60 levou com apenas 26% dos votos. O crossover sueco chegou um para-choque à frente do Audi Q5 e seguido bem de perto por Chevrolet Captiva, vencedor do ano passado, e Kia Soul, que esse ano se tornou o "best seller" da marca sul-coreana, com o Volkswagen Tiguan fechando a fileira.

"Apesar de caro, o XC60 tem um preço bastante competitivo em relação aos rivais e um estilo que agrada muito. É simples, direto ao ponto, mas funcional. E bom de dirigir, apesar de alto. É minha escolha pelo compromisso entre preço e vantagens que oferece", endossa Gustavo Henrique Ruffo, editor do site "Webmotors". Já Guilherme Formighieri, da "Gazeta do Paraná" de Cascavel, prefere resumir os três maiores atrativos que identifica no XC60. "Inovador, seguro e com ótimo preço", enumera.

ALÉM DA ESTÉTICA
Na categoria de esportivos, que engloba cupês e conversíveis, a combinação entre motorização brutal e design instigante é "lugar-comum". E foi exatamente o apelo estético que definiu a fatura a favor do A5. Com 40% dos votos, o cupê da Audi chegou à frente tendo em seu encalço adversários duríssimos como Mercedes-Benz Classe E Coupé e BMW 135Ci.

"Dono de um desenho sedutor e motor forte, o A5 se destaca nas ruas e desperta muitos olhares. É daqueles que dá vontade de ter na garagem", admite Paulo Cruz, editor do sul-matogrossense "Correio do Estado", de Campo Grande. "O A5 entrega um desempenho nervoso, capaz de colocar até o motorista mais pacato na posição de piloto de uma espécie de 'kart supersônico', cujo motor V6 aspirado é gerenciado por um exuberante câmbio de oito velocidades. Como se não bastasse, poucos carros chamam mais atenção do que esse cupê", salienta Claudio Luis de Souza, editor de UOL Carros.

Ao final desta edição de "O Melhor de Auto Press", além de alguns dos atributos mais valorizados pela imprensa especializada, fica evidente que o câmbio -- não a transmissão das marchas, mas a diferença entre as cotações das moedas -- fez a diferença. Se na eleição do ano passado três dos modelos eleitos eram produzidos no Brasil (Volkswagen Gol, Fiat Palio Weekend e Honda Fit), esse ano apenas um eleito é fabricado por aqui: a Nissan Frontier, montada no Paraná. Dos atuais vencedores, o argentino Agile e o mexicano Fusion ainda se beneficiam de acordos tarifários. Já a francesa Grand C4 Picasso, o sueco XC60 e o alemão A5 vêm da Europa, pagando "tarifa cheia" de importação. É um forte sinal de que tecnologia, qualidade, modernidade construtiva e design são cada vez mais valorizados. Pelo menos pelos formadores de opinião. (por Luiz Humberto Monteiro Pereira, Eduardo Rocha e Fernando Miragaya)

UOL Carros votou nos seguintes modelos: Volkswagen Polo E-Flex (hatch), Mercedes-Benz Classe E (sedã); Honda Fit (veículo familiar), Volkswagen Saveiro (picape), Audi Q5 (utilitário esportivo) e Audi A5 (esportivo).

UOL Cursos Online

Todos os cursos