A um dia do fim da isenção do IPI, indústria discute manutenção do benefício

Da Redação

A pouco mais de um dia para o término da isenção da cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros até 1.000 cc e redução para automóveis com motorização de até 2.000 cc, a entidade que representa a indústria do Estado de São Paulo se manifestou pela continuidade do benefício.

De acordo com a agência InfoMoney, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) acredita que o término da isenção poderia prejudicar a recuperação da economia do país.

COMO FICA O IPI

Carros a GASOLINAAté 30/9OUTNOVDEZ1º/JAN/2010
até 1.000 cc01,5%3%5%7%
1.000 a 2.000 cc6,5%8%9,5%11%13%
+ 2.000 cc25%25%25%25%25%
Carros FLEX
até 1.000 cc01,5%3%5%7%
1.000 a 2.000 cc5,5%6,5%7,5%9%11%
+ 2.000 cc18%18%18%18%18%

A partir de quinta-feira, 1º de outubro, termina a isenção e a menor alíquota paga será de 1,5%, válida para os chamados "carros mil", com motores a gasolina ou flex de até 1.000 cc.

A partir de então, caso a decisão do governo seja mantida, o imposto terá sua alíquota aumentada gradualmente mês a mês, até a volta da cobrança integral em 1º de janeiro de 2010 (veja tabela).

Ainda segundo a agência InfoMoney, a isenção na cobrança do imposto permitiu que a liberação de crédito para a compra de automóveis quase dobrasse em um ano.

REINO UNIDO PRORROGA BÔNUS
Também no Reino Unido, houve discussão pela manutenção de programas de benefício à compra de carros novos e, na segunda-feira, o governo britânico anunciou a extensão do incentivo de 2.000 libras esterlinas (cerca de R$ 5.700) a quem trocar um modelo com mais de dez anos por um carro zero-quilômetro.

Além de Brasil e Reino Unido, Alemanha, França, China e Estados Unidos são exemplos de países que adotaram programas de incentivo econômico ligados ao mercado automotivo.

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