GM divulga mais imagens do Agile, inclusive da traseira

Da Redação

Atualizada às 18h48

A General Motors divulgou nesta segunda-feira (28) mais detalhes visuais do Chevrolet Agile, carro pequeno que terá seu lançamento oficial na próxima semana, em Mendoza, na Argentina, com cobertura total de UOL Carros.

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    Este é o Agile, o pequeno que tem a missão de reerguer o moral da General Motors

O Agile deriva do conceito GPix, mostrado pela GM no Salão de São Paulo de 2008. Faz parte do chamado projeto Viva, nova família de compactos que inclui ainda um crossover e uma picape. Apesar das dimensões semelhantes, a GM tem descartado que o Agile (pronuncia-se Ágile) tenha vindo para descontinuar o Corsa.

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    Agile visto por trás: carro tem novo DNA da Chevrolet, mas lembra outros modelos

O Agile vai ter duas versões de acabamento, a LT e a LTZ -- novas siglas globais que fogem bastante do padrão local adotado até agora pela Chevrolet. A configuração básica já disporá de direção hidráulica e regulagem de altura no banco do motorista. Freios com ABS (antitravamento) devem estar disponíveis ao menos como opcionais. Os preços não foram divulgados, mas obviamente ficarão numa faixa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. O motor das duas versões é o conhecido 1.4 Econo.Flex, usado em outros modelos da marca, como o próprio Corsa.

  • Veja mais fotos do Agile

    Na foto abaixo, um close do painel do Agile mostra a preocupação da Chevrolet em dar um aspecto de modernidade à cabine de seu novo carro. Ele tem iluminação "ice blue" e faz a gracinha de esconder os ponteiros quando desligado. No entanto, não há surpresas qualitativas nos instrumentos -- parece faltar um computador de bordo mais completo, por exemplo (a GM diz que o Agile possui o equipamento, mas não explica quais funções ele tem).

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      Painel do Agile é modernoso, mas não é tão diferente do que oferece um Celta

    Também por essa foto é possível ver que o Agile terá, além dos faróis de neblina (já visíveis na foto da dianteira), luz traseira para nevoeiro. Forçando bem a vista, à direita do odômetro, é possível notar -- apagada -- o que parece ser uma letra "D". Pode não ser nada, mas pode ser também um indício de que o Agile seria dotado -- imediatamente, ou depois de algum tempo em produção -- de uma transmissão sem embreagem, como a automatizada Easytronic, usada no Meriva. Isso o posicionaria como um potencial rival de Polo I-Motion, Citroën C3 e modelos da Fiat dotados de câmbio Dualogic.

    Sem essa opção de câmbio, o Agile é para brigar principalmente com o Volkswagen Fox -- que deve ser remodelado no próximo mês, ganhando a nova cara europeia dos compactos da marca alemã.

    Quanto ao visual externo, o Agile inaugura "para valer" no Brasil a nova grade dianteira da Chevrolet, que dá identidade global à marca. A atual Meriva ganhou uma espécie de esboço dessa grade, que é dividida ao meio por uma barra na cor da carroceria e ostenta a gravatinha dourada sem o círculo em volta. O sedã grande Malibu, do mercado norte-americano, é o paradigma.

    De resto, o Agile é um projeto original, mas tem partes que lembram outros carros pequenos -- especialmente o Ford Ka, devido à curva do teto e à maneira como ele é arrematado. A fabricação do modelo começa na Argentina, em Rosário, mas depois deve passar ao comando de uma unidade brasileira da General Motors.
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