Redução do IPI, aumento do crédito e novos modelos fazem preços caírem

Da Auto Press

Carro no Brasil sempre teve custo elevado. Não por acaso, o automóvel aqui é tratado historicamente como um investimento e não como um bem de consumo. Mas o comportamento do mercado brasileiro em 2009 criou oportunidades. Principalmente em relação aos preços.

No auge da crise econômica, no fim de 2008, o governo brasileiro decidiu estimular as vendas por meio da redução do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados. Só essa "canetada" governamental representou, de imediato, uma queda entre 5,5% e 7% nos preços dos veículos. E, com a volta dos financiamentos de prazos longos superiores a 80 meses, combinada à chegada de novos modelos no mercado, houve também uma intensificação de promoções e grandes ações de varejo - os feirões de fim de semana. Um cenário bastante convidativo para a compra de carros novos.
  • Afonso Carlos/Carta Z Notícias

    Ilustração: Afonso Carlos/Carta Z Notícias

Muitos modelos, sobretudo os compactos de entrada, tiveram seus preços sensivelmente reduzidos. Na Volkswagen, SpaceFox e CrossFox são exemplos emblemáticos. Enquanto a perua é encontrada por R$ 42.500, muito abaixo dos R$ 46.070 da tabela, o hatch aventureiro, que custava R$ 46 mil até o fim de 2008, está à venda por R$ 41.530. Entre os utilitários, dois exemplos claros de como a "guerra dos preços" está inflamada. O Ford EcoSport, na versão "top" 2.0 XLT flex automática, é tabelado em R$ 62.630, mas pode ser adquirido por até R$ 54.900. Já o Hyundai Tucson, que custa R$ 69.900 na versão 2.0 automática a gasolina, sai de algumas revendas por R$ 64.900.

Outro modelo que acaba de ganhar um descontão é a Nissan Livina. As vendas baixas da minivan fizeram a montadora japonesa baixar de R$ 46.690 para R$ 42.990. "O momento está favorável para o consumidor. É possível encontrar carros entre 10% e 15% mais em conta nas concessionárias", pontua Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat.

ACELERADAS

- O desconto no IPI para carros zero-quilômetro já tem data para terminar. De outubro a dezembro a redução da tarifa diminuirá gradativamente, até voltar ao patamar normal de 7% sobre o preço do veículo. Com isso, a oferta de descontos e realização de feirões se intensificará em setembro.
- No início do ano, a Peugeot ofereceu um bônus de R$ 8 mil no 307 sedã. Resultado: o modelo vendeu 1.011 unidades, três vezes mais que as 326 obtidas em fevereiro deste ano.
- Nos feirões de fim de semana, a Fiat chegou a baixar em 4,7% o preço pedido na nova versão Dualogic da Palio Adventure. De R$ 54.470, o modelo foi negociado por R$ 51.900.
- Em julho, a Volvo reajustou sua tabela de preços, com descontos entre R$ 14 mil e até R$ 45 mil. O modelo que teve o maior abatimento foi o sedã grande de luxo S80, que caiu de R$ 255 mil e para os atuais R$ 210 mil.

Além dos descontos pontuais, em função de disputas de mercado ou promoções, há também os modelos que ganharam descontos das próprias montadoras. A perua Fiat Palio Weekend, por exemplo, era vendida no início do ano por R$ 39.770 na versão básica ELX 1.4 flex. O mesmo modelo, agora, custa R$ 1 mil a menos. Caso idêntico ao do Ford Fiesta. Para ganhar competitividade, a montadora americana diminuiu seu preço em 3,3%. Resultado: o valor passou de R$ 30.195 para R$ 29.200 na versão mais simples 1.0 flex. "Todo preço tem uma elasticidade. E, em nosso caso, tentamos montar esse conjunto de forma equilibrada, seguindo uma equação entre preço, competição e o cenário do mercado", pondera Lucíola Almeida, gerente de produto de marketing da Ford.

Os preços do Palio Weekend quanto do Fiesta ficaram ainda melhores com a redução do IPI. Antes de o governo adotar a medida, os dois modelos, nas mesmas versões de entrada, eram vendidos por R$ 40.820 e R$ 31.765 mil, respectivamente.

O IPI reduzido também é obviamente importante nos segmentos de sedãs médios e utilitários esportivos, assim como as inúmeras promoções. Mas é o número elevado de competidores somado à política agressiva de preços das coreanas Hyundai e Kia Motors, que tem mexido com os preços.

Em julho, a Kia lançou o crossover Soul, com preço de R$ 51.490 e a mira apontada diretamente para o EcoSport. E, no mês passado, chegou a nova geração do sedã médio Cerato, por R$ 49.900. Além do valor muito abaixo de quase todos os concorrentes, o modelo ainda vem recheado de muitos itens de série desde a versão básica. "É um carro com preço altamente competitivo. Foi feito para brigar com sedãs médios, mas em valores de compactos premium. O Cerato poderia ser ainda mais barato, não fosse os 35% de taxa de importação", exalta Luiz Alberto Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

MODELOS DE ENTRADA DITAM COMPETIÇÃO
Nas cifras, porém, a briga maior por promoções e preços fica mesmo concentrada nos modelos de entrada. E o efeito imediato dessa disputa está no volume de emplacamentos. Dos 247.525 carros e comerciais leves vendidos em agosto, quase 170 mil são compactos ou 70% do total. O Ford Ka, por exemplo, somou 7.888 unidades no último mês, sua melhor marca desde a reestilização do fim de 2007. A versão 1.0 flex sai a R$ 24.880 contra os R$ 26.190 anteriores à redução do IPI. "Se pegar um modelo de entrada, com motor 1.0 litro, ele teve uma redução de 7% no preço final. E essa pequena porcentagem faz muita diferença para o consumidor comum", aponta Francisco Stefanelli, diretor nacional de vendas da General Motors.

A procura por esses modelos é tamanha que com o Volkswagen Voyage aconteceu o inverso: por falta de estoque, o modelo custa mais caro que na tabela. Em vez de R$ 29.290, sai por R$ 30 mil, em média. Coisas da lei da oferta e da procura. E do mercado brasileiro.

OPORTUNIDADES DE CIMA
Ao contrário do que aconteceu no mercado de veículos de entrada, no segmento de carros de luxo a redução do IPI não chegou a "beneficiar" muito os consumidores. Como a grande maioria dos modelos é equipada com motores acima de 2.0 litros a gasolina, o desconto da tarifa teve efeito limitado. Um dos que se valeu da redução foi o Volvo C30, na versão de entrada empurrada pelo motor 2.0 16V a gasolina. De R$ 89.950 mil, o preço do hatch médio caiu para os atuais R$ 86.150. E deve cair ainda mais, já que o C30 acaba de receber uma reestilização na Europa. Por outro lado, com a manutenção das vendas internas aquecidas, as montadoras passaram a trazer versões mais básicas de determinados carros, além de modelos inéditos.

Em julho, a BMW lançou no país uma nova versão de entrada do Série 1, a 118i equipada com motor 2.0 16V de 136cv e câmbio automático e vendida a R$ 95 mil. Antes, a configuração mais em conta do modelo era a 120i, por R$ 118 mil com o mesmo motor 2.0 litros, só que recalibrado para gerar 156 cv. Entre os sedãs, o Mercedes-Benz Classe C se beneficiou do IPI e do aumento da oferta de crédito. A versão C200 Kompressor 1.8 caiu de R$ 151.900 para R$ 128.647 e já soma 821 vendas no ano - é o sedã de luxo mais vendido do país. "É um segmento em que o número de financiamentos é elevado. São clientes que conseguem pagar uma prestação de R$ 10 mil mensais", explica Roberto Gasparetti, supervisor de marketing de produto da Mercedes-Benz do Brasil.

Já no segmento de crossover, o Volvo XC60 ganhou destaque, com preço de R$ 138.500 na versão de entrada Comfort, valor bem abaixo do pedido nos rivais de luxo BMW X3, que começa em R$ 251 mil, Mercedes-Benz GLK, com iniciais de R$ 225 mil, e Audi Q5, que parte dos R$ 201 mil. "O preço em si não vende, mas também pode ser decisivo em um produto mais sofisticado. Agora, o segmento premium é mais direcionado a aspectos como o emocional. Não é uma compra racional", conclui Rodnei Silva, gerente de marketing e vendas da Volvo Automóveis. (por Diogo de Oliveira)

10 VEÍCULOS MAIS VENDIDOS DO PAÍS - PREÇOS DE TABELA E NA REVENDA

Volkswagen Gol R$ 24.630 R$ 24.500
Fiat Palio R$ 23.990 R$ 23.900
Fiat Uno R$ 22.180 R$ 21.300
Chevrolet Celta R$ 25.213 R$ 23.300
Chevrolet Classic R$ 25.607 R$ 24.700
Volkswagen Fox R$ 29.075 R$ 29 mil
Fiat Siena R$ 26.790 R$ 26.200
Volkswagen Voyage R$ 29.290 R$ 30 mil
Ford Ka R$ 24.880 R$ 23.800
Chevrolet Prisma R$ 28.966 R$ 26.200

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