Livina X-Gear mira destaque sobre Fit e Idea Adventure

Da Redação

A Nissan do Brasil apresenta o monovolume Livina X-Gear com o objetivo de "atender às famílias que buscam um veículo com visual forte e marcante, porém confortável e espaçoso".
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    Livina X-Gear chega ao país para concorrer na faixa de preço entre R$ 50 mil e R$ 65 mil

Vendido em países como África do Sul, Egito, Indonésia e China, ele chega ao país para concorrer na faixa de preço entre R$ 50 mil e R$ 65 mil, onde estão carros como Kia Soul, Honda Fit, Citroën XTR, Fiat Idea Adventure e Peugeot 207 SW Escapade.

O novo modelo é o terceiro produto da família a ser produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, onde também são fabricados o Livina, o Grand Livina e a picape Frontier. Será comercializado no mercado brasileiro --a partir de setembro-- com os motores 1.6 16V Flex e 1.8 16V Flex.
ÁLBUM DE FOTOS
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MAIS DO X-GEAR

Na tentativa de atingir o núcleo familiar, a Nissan investiu nos detalhes: a grade cromada é um item de série em todas as versões de acabamento, assim como os faróis de neblina. Os para-choques dianteiro e traseiro, por sua vez, foram desenvolvidos especialmente para a versão e, ao contrário de outros veículos no mercado, não são uma adaptação dos para-choques do Livina: ganharam novo desenho, com grandes áreas centrais e molduras na cor preta e prata nas partes inferiores.

Outros itens personalizados são as rodas de liga leve aro 15 e as barras de teto. Completam o conceito de robustez as molduras na cor preta distribuídas pelas caixas de rodas e laterais inferiores, que se unem formando uma única peça até terminarem nos para-choques, e os adesivos que identificam o modelo nas laterais traseiras, atrás das janelas espias.

No interior, há a predominância de tons escuros nos bancos, consoles, painel e portas. O volante tem acabamento de couro e os bancos surgem com detalhes plissados.

TREM DE FORÇA
O motor 1.6 16V Flex do X-Gear, que desenvolve 104 cv com gasolina e 108 cv com álcool, é acoplado à caixa manual de cinco marchas. O monovolume também tem bons escalonamento das relações de marcha e aproveitamento do torque - 14,9 kgfm (G) e 15,3 kgfm (A) a 3.750 rpm. O condutor sente que sobra fôlego tanto nas ultrapassagens e acelerações como nas situações onde o motor trabalha em rotações baixas.

A segunda opção de motor é o 1.8 16V de quatro cilindros, que desenvolve 125 cv com gasolina e 126 cv com álcool a 5.200 rpm. Pertencente à mesma família do 2.0 16V do Sentra, e equipando também o Tiida Flex e os monovolumes Livina e Grand Livina, este propulsor com bloco de alumínio entrega a maior potência da categoria. Um de seus destaques é a suave curva de torque, cujos 90% do torque máximo (17,5 kgfm) são entregues até 2.400 rpm.

O desempenho deste propulsor está relacionado ao sistema de variação da abertura das válvulas por meio de variador de fase (Continuously Variable Valve Timing Control System). O CVVTCS permite que o motor mantenha a mesma eficiência em qualquer regime de rotação, o que resulta em respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia, melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. As árvores duplas de balanceamento e o acelerador eletrônico, que dispensa cabos de conexão, são responsáveis pelo funcionamento suave e pelo reduzido nível de ruídos e vibrações em qualquer rotação.

A transmissão automática de 4 velocidades com overdrive também tem seu crédito no desempenho do X-Gear 1.8 16V. As relações de marchas foram definidas para privilegiar o conforto, oferecendo passagens de marchas graduais. A agilidade em giros baixos é similar à de um motor com menos válvulas, não deixando espaço para hesitação nas trocas das velocidades da caixa.

O X-Gear tem o reservatório de partida a frio entre o capô e a base do limpador de para-brisa, assim como no restante da família Livina. Esta solução elimina a abertura do compartimento do motor para o abastecimento do subtanque. Protegido por uma tampa plástica, o reservatório tem capacidade para meio litro de gasolina, e injeta o combustível no motor sempre que a temperatura externa é inferior a 18°C e há 100% de álcool no tanque de combustível.

DETALHES DO X-GEAR

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    I-key (Intelligent Key ou chave inteligente) permite destravamento das portas a distância de até 80 cm

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    Faróis de neblina e grade cromada são acessórios de série em todas as versões do modelo da Nissan

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    Molduras na cor preta se distribuem pelas caixas de rodas e laterais inferiores, formando peça única

Por ser um carro essencialmente urbano, o X-Gear não sofreu alterações na altura da suspensão, ficando com a já boa altura em relação ao solo da linha Livina (16,5 cm). O novo modelo manteve também as características do Livina e do Grand Livina por conta do conjunto da suspensão, que é firme e confortável e oferece excelente estabilidade em curvas. Na frente, a engenharia optou pelo sistema tipo Mc Pherson com molas helicoidais e barra estabilizadora e na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora. Os amortecedores contam com controle de absorção de impactos, que ameniza as vibrações de alta frequência.

ESPAÇO INTERNO
Um dos principais diferenciais do X-Gear é o espaço. A altura do modelo (1.605 mm) não parece interferir no aproveitamento da área interior e a capacidade do porta-malas (449 litros) é uma das maiores do segmento.

O modelo oferece desde a versão de entrada a direção com assistência elétrica, ajuste da altura da coluna da direção, travas, retrovisores e vidros com acionamento elétrico, rádio com toca-discos com mostrador integrado, barras longitudinais no teto e rodas de liga leve aro 15.

Além destes itens, a versão SL automática do X-Gear tem como item de série o dispositivo I-Key (Intelligent Key ou chave inteligente). Com ele, o destravamento das portas pode ser feito a uma distância de até 80 cm sem a necessidade de tirar a chave do bolso. As maçanetas das portas trazem antenas embutidas, que recebem o sinal de comando da chave. A pessoa precisa apenas pressionar um pequeno botão ao lado das fechaduras para abrir as portas. Para dar a partida no motor, também é dispensada a introdução da chave no miolo da ignição. Com o I-Key no bolso, basta ao condutor girar o botão.

  • FICHA DE ACESSÓRIOS DAS VERSÕES X-GEAR

    O dispositivo eletrônico conta também com a opção da chave normal, que fica embutida, para ser utilizada no destravamento das portas e para ligar o carro em uma eventual pane do sistema e para abrir o subtanque de gasolina no motor.

    MERCADO
    O X-Gear conclui o plano anunciado pela Nissan em 2006, que previu investimentos de US$ 150 milhões até o fim de 2009. Esta total incluía o lançamento de seis produtos - o crossover Murano, a nova geração do sedã Sentra, o hatch Tiida, o novo X-TRAIL, a nova geração da picape Frontier nacionalizada e a família Livina (Livina, Grand Livina e X-Gear), totalizando oito novos modelos em três anos.
    Este aporte de capital ajudou a Nissan a aumentar as vendas e a participação no mercado brasileiro nos últimos anos. Em 2007, por exemplo, primeiro ano pós-anúncio do plano, a montadora japonesa vendeu 11.883 unidades, total duas vezes maior que o obtido no ano anterior. Em 2008, a Nissan obteve o melhor resultado da história da empresa no Brasil desde o início de suas operações: em 2001, vendeu 17.390 carros, 47% a mais sobre 2007. Para este ano a previsão é vender 25 mil unidades, conquistando em dezembro participação de 1,9%.
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