Nova VW Saveiro chega com preços a partir de R$ 30.990

RICARDO PANESSA
Colaboração para o UOL, em Porto de Galinhas (PE)

A Volkswagen lança nesta terça-feira (25), em Recife, a nova geração da sua picape leve Saveiro. Se a montadora de São Bernardo pleiteia melhorar a participação desse modelo no ranking, do qual já foi líder nos anos 1990, não será por meio de visual renovado nem de grandes novidades mecânicas.

Assim como suas antecessoras, a nova Saveiro (que chegou a ser cogitada se chamar Arena) continua derivada do consagrado campeão de vendas Gol, do qual manteve a aparência dianteira, a plataforma ligeiramente mais longa, e a motorização Flex 1.6 de 104 cv (com álcool), agora instalada transversalmente, deixando de disponibilizar unidades equipadas com motor 1.8. O câmbio também é o mesmo, manual de cinco marchas, mas com a primeira e segunda marchas mais curtas.
  • Divulgação

    Nova VW Saveiro tem lançamento previsto para esta terça-feira (25); ela chega em três versões

Ocupando atualmente o terceiro lugar no ranking das picapes leves mais vendidas (veja box), a VW promete acirrar a concorrência através de uma política de preços -que só serão divulgados amanhã-- mais agressiva. Apresentação estática do modelo mostra duas opções de cabine, simples e estendida, com três versões de acabamento: a primeira, de entrada, continua sendo apenas 'Saveiro 1.6', a intermediária se chama Trend, e a topo de linha, Trooper.

Visualmente, o aspecto mais marcante da nova Saveiro é a frente, idêntica à do Gol atual, mas a traseira ganhou novas lanternas retangulares, tampa da caçamba mais robusta e com chave, janela traseira corrediça, faróis de neblina, ajuste de regulagem do volante de direção e faróis do tipo 'máscara negra', na versão topo de linha. Saiba os preços de todas as versões e acompanhe avaliação completa do modelo amanhã.

PICAPES LEVES
Em tese, picapes são para transportar carga. Na prática, nem sempre é assim, principalmente quando se fala de picapes leves, em sua maioria derivadas de automóveis já consagrados no mercado. Projetadas para suportar até 700 quilos de peso, carregam somente motorista e um passageiro, mesmo nas versões com cabine estendida. A Fiat Strada é a única da categoria, entre as mais vendidas, que oferece versão cabine dupla, podendo transportar, embora bem apertadas, até quatro pessoas.
Ágeis e versáteis como os automóveis dos quais derivam -exceto as chinesas ULC, Hafei e Chana, que já nasceram utilitários-- as picapes Saveiro (VW), Strada (Fiat), Courier (Ford) e Montana (GM) oferecem as mesmas características de motorização e dirigibilidade daqueles, tornando-se veículos ideais para o transporte de cargas leves em trajetos curtos e para atividades esportivas e de lazer, o que as torna muito atraentes tanto para profissionais autônomos quanto para consumidores jovens.

História e mercado - Até os anos 90, assim como o Gol, do qual deriva, a VW Saveiro reinou absoluta no segmento. A Ford Pampa (que nasceu do Corcel) e a Chevy 500 (derivada do clássico Chevette), da GM, nunca fizeram muita frente ao modelo da Volkswagen naquela época. Foi quando a GM criou a versão picape do Corsa (95), seguida pela Ford com a Courier (97) e depois pela Strada, da Fiat, que chegou ao mercado em 98 e se tornou rapidamente um fenômeno de vendas.

Com a virada de mesa da Fiat, a GM passou a se sentir pressionada a fazer parte desta briga entre as picapes leves, já que a versão Corsa não atingiu os resultados esperados. Com a renovação da concorrência pressionando, a GM lançou a diferenciada Montana, em 2003, causando mais um alvoroço no mercado. A Montana chegou e surpreendeu, aliando design moderno, bom espaço interno a uma ampla caçamba. A Courier, da Ford, lanterninha na preferência dos consumidores desse tipo de veículo, recebeu poucas modificações no período.

Hoje o segmento tem um perfil bem diferente. Conta com a concorrência ascendente dos modelos chineses e representa uma fatia de cerca de 12 mil veículos por mês, ou mais de 150 mil unidades por ano. A Fiat, além de liderar o segmento de comerciais leves como um todo, é líder também entre as picapes pequenas, com aproximadamente 72 mil unidades da linha Strada vendidas em 2008, ou pouco mais de 50% do segmento, números que deverão aumentar com a recém-chegada versão cabine dupla.

A Chevrolet Montana vem em segundo lugar com 32.750 unidades vendidas no período (22,8%), seguida pela VW Saveiro, com 30.580 unidades (21,5%), e Ford Courier, com 8.333 veículos vendidos no período (5,8%).

AS OPÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO

Chana Cargo - Faz parte da família de utilitários compactos leves da Chana Motors, importados da China pela Districar. A picape Chana Cargo está disponível em versões de cabine simples, com apenas 3,88 m de comprimento, e cabine estendida ou dupla, com 4,03 m em sua extensão máxima. Todas utilizam motor de 1.0 litro de 53 cv, pesam 960 kg e podem carregar até 700 kg de carga, na versão Cabine Simples, ou 500 kg nas demais versões.
Chevrolet Montana - A Montana é uma picape compacta desenvolvida pela Chevrolet no Brasil especialmente para os mercados emergentes, sendo vendida na América Latina e na África do Sul. Derivada do Corsa, foi lançada em 2003, mantendo até hoje design atualizado e atraente, recuperando o prestígio da marca nesse segmento, perdendo em vendas apenas para a Fiat Strada.
Effa ULC - Os modelos chineses ULC são importados para o Brasil pela Effa Motors. Assim como os similares Chana, os utilitários ULC tem proposta de aplicações urbanas em diversos nichos. Compacta (3,64 m de comprimento e 1,49 m de largura) e leve (820 kg), a Effa ULC picape utiliza motor 1.0 de tecnologia Suzuki, com apenas 47 cavalos de potência, suficiente, segundo o fabricante, para transportar até 780 kg de carga.
Fiat Strada - Disponível nas versões Fire, Trekking e Adventure, com motores de 1.4 ou 1.8 litro, com cabine simples, estendida ou dupla, é o modelo que oferece a gama mais diversificada no segmento das picapes leves, sendo a única a oferecer versão dotada de sistema Locker de bloqueio do diferencial dianteiro.
Ford Courier - Derivada do Fiesta, a picape leve da Ford, batizada Courier, chegou ao mercado nacional em 1997, e passou pela sua primeira reestilização no ano 2000, quando passou a utilizar o confiável motor Zetec 1.6. Depois disso, o modelo 'parou no tempo', exceto pelo motor flex incorporado em 2007. A falta de foco da Ford no modelo vem refletindo diretamente nas vendas. Em 2008 foram emplacadas apenas 8.333 unidades do modelo (5,8% de participação), e até julho deste ano foram vendidas 1.687 picapes, ou 5,3% do mercado.
Volkswagen Saveiro - Lançada em 1982, a picape leve da VW, derivada do consagrado hatch Gol, foi líder de mercado na categoria até 2002, quando perdeu o posto para a Fiat Strada, cedendo o segundo lugar no ranking para a Chevrolet Montana em 2003. Em 2008, manteve o terceiro lugar na preferência dos consumidores, com 30.568 unidades emplacadas, ou 21,3% do mercado. Este ano, até julho, anotou 16.345 veículos vendidos, ainda em terceiro lugar, mas com menor participação, de 18,4%.

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