Sedãs lideram venda e verba para renovar frota nos EUA deve chegar aos US$ 3 bi

Da Redação, com agências internacionais

O governo dos Estados Unidos, através de seu Departamento Nacional de Administração da Segurança no Tráfego de Estradas (NHTSA, na sigla em inglês), divulgou o primeiro balanço do programa de incentivo apelidado de "Cash for Clunkers" (algo como "dinheiro por carro velho"), que promete bônus de US$ 3.500 a US$ 4.500 (algo entre R$ 6500 e R$ 8.300) para quem concordar em trocar um carro antigo por um mais novos, que pode ter sido comprado a partir de 1º de julho, desde que este modelo consuma menos combustível e seja menos poluente. E os carros pequenos -- para os padrões americanos -- estão desbancando os gigantes trucks (picapes) e utilitários esportivos (SUVs).

OS DEZ MAIS VENDIDOS

  • Divulgação

    1. Ford Focus
    2. Toyota Corolla
    3. Honda Civic
    4. Toyota Prius
    5. Toyota Camry
    6. Ford Escape
    7. Hyundai Elantra
    8. Dodge Caliber
    9. 9. Honda Fit
    10. Chevrolet Cobalt

    Fonte: Departamento Nacional de Administração da Segurança no Tráfego de Estradas (NHTSA )

De acordo com a primeira lista de mais vendidos, os carros de maior saída têm sido modelos de passeio com média de consumo combinada (na estrada e na cidade) de 27 a 33 milhas por galão (algo entre 11,48 e 14,3 km/l). O número, que não parece espantoso para os padrões brasileiros, são obtidos em sua maioria por sedãs que também são vendidos no Brasil como médio-grandes, mas que ganham a classificação de compactos ou "de entrada" nos Estados Unidos.

  • O QUE VOCÊ ACHOU DA LISTA? E DOS PREÇOS PAGOS NOS EUA? OPINE

    O mais vendido, conforme a tabela ao lado, é a versão americana do sedã Ford Focus, deslocada do visual que reina na Europa e no Brasil, e que pode ser encontrado também na versão cupê de duas portas. A lista, porém, conta com modelos com quase nenhuma diferença em relação aos que circulam por aqui -- caso dos japoneses Honda Civic e Fit (sim, um monovolume) e Toyota Corolla e Camry.

    O diferencial, no caso dos americanos, é poder contar com mais versões do que as que habitam os pátios brasileiros (a maior parte dos modelos já pode ser encontrada na versão híbrida, além da óbvia a gasolina) e com preços mais em conta, com ou sem o bônus governamental (veja o álbum com o ranking). Um Civic em sua versão sedã (lá existem ainda o cupê, o esportivo e sedãs com motorização híbrida e a gás) custa o equivalente a R$ 28.575.

    SENADO DEVE TRIPLICAR VERBA
    De acordo com a agência Automotive News, o Senado norte-americano, que já esteve perto de vetar o programa de incentivo à renovação da frota, deve aprovar ainda nesta quinta-feira a extensão da verba inicial para o "Cash for Clunkers", que passará de US$ 1 bilhão para US$ 3 bilhões.

    A proposta de adição de mais US$ 2 bilhões já havia passado pela Câmara no último dia 31 e, uma vez aprovada, deverá dar forças ao programa para resistir até o final de setembro de 2010.
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