Polo I-Motion estreia câmbio automatizado da Volks a partir de R$ 42.580
CLAUDIO DE SOUZA
Enviado especial a Atibaia (SP)*
Atualizada às 22h55 de 29/7/2009
A Volkswagen do Brasil apresentou na noite desta terça-feira (28), em Atibaia, interior paulista, o Polo I-Motion, o primeiro carro da marca dotado de câmbio automatizado, um meio-termo entre uma caixa de marchas convencional e uma automática.
O câmbio automatizado do Polo custa R$ 2.450. Com esse valor já incluído, seguem os preços das quatro versões disponíveis:
Polo 1.6 I-Motion - R$ 42.580
Polo Sedan 1.6 I-Motion - R$ 44.810
Polo Sportline (hatch) 1.6 I-Motion - R$ 50.465
Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion - R$ 53.815
O Polo I-Motion e sua caixa ASG (Automated Sequential Gearbox), montada sobre a consagrada transmissão manual MQ-200 e "inspirada" pela DSG (Direct Shift Gearbox), que equipa modelos mais caros (como o Passat CC), traz para a Volks uma solução cada vez mais comum entre carros de porte e motor menores, características que não casam bem com uma transmissão automática "autêntica" -- tanto pelo alto custo agregado ao preço final do carro, como pela perda no desempenho e o aumento no consumo.
Por isso, o sistema I-Motion (de "Intelligent Motion") da Volks inicialmente só está disponível nos Polo com motor VHT de 1,6 litro, de 101/104 cavalos (gasolina/álcool) -- mas é natural que, eventualmente, seja incorporado pelo Gol, Voyage e Fox com o mesmo propulsor.
No restante do mercado, a Fiat colocou em 2008 o câmbio Dualogic em quase toda sua gama compacta e média: depois do Stilo e do Linea, ganharam o sistema Palio, Palio Weekend Adventure, Idea e Siena. Já a Chevrolet foi pioneira, e instalou o seu Easytronic no monovolume Meriva já em 2007.
A versão I-Motion descarta a embreagem e oferece, além da posição Drive, em que o sistema gerencia sozinho as cinco marchas à frente, a opção de trocas sequencias na alavanca do console, ou então em borboletas atrás do volante -- este é um item opcional na maior parte das versões, sempre conjugado ao volante multifuncional e ao rádio. O pacote custa mais R$ 1.270.
Esta é a terceira vez em menos de um ano que o compacto premium da Volks -- que pode passar por uma profunda reformulação em 2010, alinhando-se ao carro europeu -- faz o papel de cobaia tecnológica da marca alemã. Antes, foi o primeiro modelo brasileiro a receber a versão BlueMotion, comum na Europa e voltada à economia de combustível; depois veio o Polo E-Flex, que dispensa o "tanquinho" de gasolina para partida a frio.
UOL Carros participa nesta quarta-feira (29) de um test-drive do Polo I-Motion, e publica suas impressões sobre o lançamento em seguida.
* Viagem a convite da Volkswagen do Brasil
A Volkswagen do Brasil apresentou na noite desta terça-feira (28), em Atibaia, interior paulista, o Polo I-Motion, o primeiro carro da marca dotado de câmbio automatizado, um meio-termo entre uma caixa de marchas convencional e uma automática.
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Linha 1.6 do Polo recebe caixa de câmbio automatizada ASG para descartar a embreagem
O Polo I-Motion e sua caixa ASG (Automated Sequential Gearbox), montada sobre a consagrada transmissão manual MQ-200 e "inspirada" pela DSG (Direct Shift Gearbox), que equipa modelos mais caros (como o Passat CC), traz para a Volks uma solução cada vez mais comum entre carros de porte e motor menores, características que não casam bem com uma transmissão automática "autêntica" -- tanto pelo alto custo agregado ao preço final do carro, como pela perda no desempenho e o aumento no consumo.
Por isso, o sistema I-Motion (de "Intelligent Motion") da Volks inicialmente só está disponível nos Polo com motor VHT de 1,6 litro, de 101/104 cavalos (gasolina/álcool) -- mas é natural que, eventualmente, seja incorporado pelo Gol, Voyage e Fox com o mesmo propulsor.
No restante do mercado, a Fiat colocou em 2008 o câmbio Dualogic em quase toda sua gama compacta e média: depois do Stilo e do Linea, ganharam o sistema Palio, Palio Weekend Adventure, Idea e Siena. Já a Chevrolet foi pioneira, e instalou o seu Easytronic no monovolume Meriva já em 2007.
A versão I-Motion descarta a embreagem e oferece, além da posição Drive, em que o sistema gerencia sozinho as cinco marchas à frente, a opção de trocas sequencias na alavanca do console, ou então em borboletas atrás do volante -- este é um item opcional na maior parte das versões, sempre conjugado ao volante multifuncional e ao rádio. O pacote custa mais R$ 1.270.
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Alavanca permite trocas sequencias, também feitas por borboletas atrás do volante (opcional)
UOL Carros participa nesta quarta-feira (29) de um test-drive do Polo I-Motion, e publica suas impressões sobre o lançamento em seguida.
* Viagem a convite da Volkswagen do Brasil