Aston Martin V12 Vantage é o modelo de série mais potente da marca

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Da Auto Press


Em dezembro de 2007, durante a inauguração do novo centro de estilo da Aston Martin, na Inglaterra, a montadora britânica mostrou o protótipo de um Vantage equipado com motor V12. E criou imediatamente uma expectativa sobre o produto mais leve, potente e ágil da marca. Rival de modelos como o Ferrari 430 Scuderia, o Lamborghini Gallardo ou o Porsche 911 GT2, o V12 Vantage é um superesportivo capaz de cumprir todas as premissas exigidas pela clientela do seu fabricante. Para tal, passou por um meticuloso processo de desenvolvimento, que visou garantir a melhor performance e a máxima eficácia. Sem que isso afetasse drasticamente o conforto e a facilidade de condução, valores importantes para seus potenciais e exigentes compradores.

12 CILINDROS EM AÇÃO
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Tendo como base o Vantage V8 e mantendo inalteradas as suas dimensões exteriores, o V12 Vantage é, contudo, algo mais do que uma versão mais potente do modelo de entrada da Aston Martin. Todas as alterações feitas visaram garantir-lhe o melhor desempenho em quaisquer circunstâncias. De início, foi preciso fazer com que o propulsor 6.0 V12 de 517 cv e 58,1 kgfm, oriundo do cupê DBS, coubesse no compartimento do motor. Para tal, a estrutura interna dianteira, a partir dos amortecedores, foi profundamente revista. O subchassi foi redesenhado e o capô em alumínio ficou mais alto do que o do Vantage V8, que agora conta com quatro novas saídas de ar em fibra de carbono. Ao mesmo tempo, o filtro de óleo foi reposicionado e o alternador foi reduzido.

Com um motor 100 kg mais pesado do que o V8, o V12 Vantage pesa apenas 50 kg a mais que o modelo que lhe serve de base. Tudo graças ao uso de materiais leves, que permitiram poupar quilos, como as rodas aro 19 em alumínio forjado (5 kg), os opcionais bancos em carbono e kevlar (17 kg) ou os freios de cerâmica de série (12 kg). No final, a distribuição dos 1.680 kg é feita numa proporção 51/49, com 85% deste peso situado entre os dois eixos.

Este é um atributo decisivo para que o V12 Vantage possa exibir um comportamento eficaz. Mas não é o único, já que a estabilidade também foi revista. Molas de dupla ação, cerca de 45% mais firmes na dianteira, para melhor absorver o maior peso do motor, e barras estabilizadoras mais rígidas (15% na frente; 75% atrás), além de altura ao solo reduzida em 1,5 cm estão no projeto. E rodas de maiores dimensões com os únicos pneus homologados para ele: Pirelli PZero Corsa, de medida 255/35R19 na frente e 295/30R19 atrás. Para instalar estes últimos, foi preciso reduzir o curso da suspensão traseira e redesenhar as caixas das rodas de trás.

Por fim, a carroceria. Se num primeiro olhar não parece muito diferente de um Vantage V8, a verdade é que, lado a lado, o V12 chama mais atenção. O esportivo ostenta um visual mais musculoso e compacto. Porém, as alterações estéticas buscaram mais aprimorar o comportamento dinâmico do que propriamente melhorar o desenho. Um exemplo é o novo para-choques dianteiro, com seis barras longitudinais -- no Vantage V8 são oito. Além disso, o aerofólio em fibra de carbono foi aumentado e é integrado à tampa do porta-malas.

  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Perfil musculoso e compacto, traseira angulosa

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Ao ligar o motor do V12 Vantage, em Eifel (Alemanha), as atenções são voltadas para o botão "Sport", exclusivo deste Aston Martin. Quando acionado, atua sobre as válvulas de escape, o que garante uma resposta mais rápida do acelerador e uma sonoridade mais vigorosa. O sistema de controle de estabilidade também foi revisto, passando agora a contar com um modo intermédio, denominado "Track", mais permissivo.

Os primeiros quilômetros no V12 Vantage serviram para comprovar o bom trabalho realizado na suspensão. Para um cupê com mais de 500 cv, capaz de atingir 305 km/h e cumprir o zero a 100 km/h em 4,2 segundos, o acerto proporciona um nível de conforto apreciável, não sendo tão massacrante para os ocupantes, nem comprometendo a estabilidade em terrenos mais irregulares. O motor V12 parece capaz de empurrar um avião, oferecendo resposta franca e linear e revelando um fôlego impressionante acima das 5.500 rpm, altura em que se abre a válvula "by-pass" na admissão.

Em curvas, a agilidade do V12 Vantage é impressionante: a frente não é excessivamente pesada e o carro entra na curva com notável facilidade e precisão. Na saída das curvas e optando-se por desligar por completo o controle de estabilidade, é possível jogar a traseira para pegar uma melhor tangência na curva seguinte. Desde que se dose o acelerador, pois sempre são 507 cv transmitidos apenas às rodas de trás. Depois de muitas curvas, nada como uma auto-estrada alemã para avaliar o apetite do V12 Vantage. Os 300 km/h são superados com facilidade, a estabilidade é insuspeita e a frenagem é absolutamente espetacular.

Com uma edição prevista de mil exemplares, o V12 Vantage será o melhor Aston Martin de todos os tempos. Potente e veloz, mas nem por isso menos eficaz que a versão V8, é o modelo da sua categoria menos radical em termos de conforto, e daqueles que oferece uma condução mais acessível. O preço de 228.850 euros (cerca de R$ 622 mil) pode parecer desmotivante. Mas, tendo em conta os 311.370 euros (R$ 847 mil) pedidos pelo DBS ou os valores praticados pela concorrência, acaba por ser, se não competitivo, pelo menos aceitável. (por António de Sousa Pereira, da Auto Motor/Portugal)

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