Bônus do governo aceleram vendas de carros em junho na França e Espanha

Da Redação, com agências internacionais

Espantar a crise com incentivo para que o consumidor compre novos carros. A saída comum adotada pelos governos de diversos países, Brasil entre eles, serviu para acelerar as vendas no mês de junho na França (aumento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2008) e na Espanha (que viu seu mercado recuar 15,9% no mês, contra 38,7% em maio), informam as agências Automotive News e Reuters.

A situação ainda beira o caos na Espanha, com as vendas abaixo da metade do período pré-crise, mas economistas locais temem o que pode ocorrer caso o benefício do governo seja cortado, aponta a Automotive News.

A França, por sua vez, teve cerca de 200 mil licenciamentos no mês, a maior parte deles ligados ao esquema pelo qual o comprador recebe um bônus em dinheiro para ser usado na compra do novo ao se livrar do carro velho.

As vendas do grupo PSA/Peugeot-Citroen cresceram 12,7% em junho, com a marca Citroën liderando a alta com vendas próprias 15,1% maiores e a Peugeot registrando médias 10,25% mais elevadas.

A outra montadora do país, a Renault (do grupo Renault-Nissan) teve um aumento de 10,3% nas vendas. A Dacia -- marca de origem romena, responsável pelos modelos Sandero e Logan (conhecidos aqui no Brasil) e também pertencente ao grupo -- cresceu 10,3%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos