Vendas da Mercedes-Benz diminuem no ano, mas se recuperam no mês

Em Frankfurt

As vendas da montadora alemã Mercedes-Benz Cars caíram para 1,021 milhões de veículos entre janeiro e novembro deste ano, uma queda de 11,8% em comparação com o mesmo período de 2008, mas o registro do último mês é de crescimento.

A empresa, filial da Daimler, informou hoje que, nos 11 primeiros meses de 2009, as vendas da marca Mercedes-Benz caíram 11,6% (chegando a um total de 914,7 mil unidades), enquanto as vendas da Smart diminuíram 13,4% (caindo para 107 mil unidades).

Por regiões, a Mercedes-Benz reduziu as entregas nos 11 primeiros meses do ano na Europa ocidental (-13,9%), Alemanha (-10,9%) e EUA (-19,5%), enquanto registrou crescimento na Ásia e no Pacífico (8,8%), com destaque para uma grande alta na China (59,8%), compensando até mesmo a queda de 26,2% das vendas no Japão.

Por outro lado, a companhia teve em novembro um crescimento nas vendas pela segunda vez no ano -- a primeira tinha sido em outubro. O aumento foi de 16,4% em relação ao mesmo mês de 2008, o que representa 98,4 mil unidades a mais.

A Mercedes-Benz explica que o aumento das vendas de novembro se deve ao sucesso da classe E, nova geração da classe S, assim como a altas taxas de crescimento em muitas regiões, como Europa ocidental, América do Norte e Pacífico.

O diretor de vendas e marketing da empresa, Joachim Schmidt, afirma que "as vendas para o quarto trimestre serão significativamente mais altas que no ano passado, principalmente graças à classe E e à nova geração da classe S".

A Mercedes-Benz Cars é composta pelas marcas Mercedes-Benz, Smart, Maybach e AMG.

UOL Cursos Online

Todos os cursos