Sueca Saab define reduzir número de demissões para 701

Em Copenhague

A direção do fabricante de carros sueco Saab Automobile decidiu nesta terça-feira (14) com os sindicatos reduzir em 7%, para 701 funcionários, o número de demitidos em sua fábrica de Trolhättan, no sudoeste da Suécia. A montadora tinha anunciado há um mês a demissão de 750 trabalhadores devido à queda da demanda provocada pela crise financeira internacional, mas, no fim, aceitou reduzir esse número, após várias negociações com os sindicatos.

Do total de demissões, 696 são operários e 55, pessoal administrativo. A companhia já tinha demitido 350 trabalhadores em dezembro do ano passado, ao eliminar o turno da noite.

O fabricante sueco, especializado em carros de luxo, declarou-se insolvente em fevereiro e, desde então, um administrador supervisiona sua re-estruturação e saneamento, depois que a proprietária, a americana General Motors, lhe deu via livre para buscar um futuro independente.

O plano de relançamento da Saab deverá estar pronto antes de 20 de maio, e sua venda poderá estar fechada um mês depois.

UOL Cursos Online

Todos os cursos