GM pretende comprar parte da Delphi para ter ajuda extra, diz jornal

Em Washington

A General Motors (GM) está em negociação com sua antiga subsidiária Delphi para assumir o controle de parte de suas operações, informou nesta segunda-feira o diário "The Wall Street Journal". Segundo o jornal, a operação permitiria à montadora conseguir mais ajuda pública.

A General Motors, que atravessa a crise mais grave de sua história, já obteve US$ 13,4 bilhões em empréstimos do Governo americano para manter suas operações em andamento nos Estados Unidos.

A Delphi, que fabrica componentes para o setor automotivo, se tornou independente da GM em 1999, mas grande parte de sua produção foi destinada à fabricação de veículos da gigante americana.

Em 2005, a Delphi se declarou em moratória e, apesar de nos dois últimos anos ter anunciado em várias ocasiões planos para voltar a funcionar normalmente, se mantém sob proteção dos tribunais americanos.

O plano de aquisição de parte de Delphi poderia ser incluído no de viabilidade que a General Motors tem de apresentar em 17 de fevereiro no Congresso americano para garantir mais ajuda pública.

UOL Cursos Online

Todos os cursos