Fábrica coreana do Grupo Renault anuncia paralisação da linha de montagem

Com Redação

A montadora de veículos Renault Samsung Motors (RSM) anunciou nesta terça-feira (23) que fechará temporariamente sua única linha de montagem na Coréia do Sul pela primeira vez desde que passou a integrar o Grupo Renault-Nissan, em função da queda das vendas de veículos causada pela crise econômica mundial, informou a agência local de notícias "Yonhap".

A fábrica localizada em Busan (sudeste do país) produz os sedãs SM7 e SM5 e o crossover QM5 e permanecerá fechada entre os dias 24 de dezembro e 4 de janeiro. No entanto, os 2.700 trabalhadores da fábrica continuarão recebendo seus salários durante os dias de paralisação, segundo a própria empresa.

A fabricante já tinha anunciado em 10 de dezembro a suspensão da produção de sua fábrica em Busan por três dias, devido à queda das vendas, mas não chegou a fechar suas instalações. Trata-se do primeiro fechamento desde que a Renault adquiriu 80,1% da Samsung Motor, em setembro de 2000.

"Retomaremos a produção no começo do ano que vem", disseram fontes oficiais da Renault Samsung citadas pela "Yonhap".

A companhia não quis revelar quanto dinheiro perderá com este fechamento temporário.

Em novembro, a fábrica já havia anunciado a demissão de 600 funcionários executivos, após sofrer com a queda de 40,2% de suas exportações e de 30,6% de suas vendas para o mercado interno, no mês anterior.

UOL Cursos Online

Todos os cursos