Chrysler e Nissan cogitam produzir carros médios para os Estados Unidos

Da EFE
Em Washington

A Chrysler e a Nissan negociam a produção conjunta de veículos de tamanho médio que permitiria à marca americana vendê-los nos Estados Unidos sob seu nome, destacou nesta quinta-feira o jornal "The Wall Street Journal".

As negociações são uma seqüência dos acordos firmados pelas duas empresas no começo do ano pelos quais a Nissan produzirá no México um veículo pequeno que a Chrysler venderá com o nome da empresa no Brasil. Em troca, a Chrysler fabricará picapes para que a Nissan venda esses veículos nos Estados Unidos sob sua marca.

As fontes consultadas pelo jornal destacam que a assinatura de um acordo entre Chrysler e Nissan para a produção conjunta de carros médios seria uma dramática mudança nas operações do terceiro maior produtor americano no segmento de veículos.

A Chrysler também tem um acordo com a Chery para que o fabricante chinês produza pequenos veículos que a empresa americana venderá sob seu nome. No entanto, o acordo com a companhia da China ainda não tem datas e produtos tangíveis como o da Nissan.

Na prática, a Chrysler se transformaria na vendedora de veículos produzidos por outras marcas.

O "Wall Street Journal" também disse que a Chrysler tem planos para seguir desenvolvendo e produzindo de forma interna 4x4, picapes e caminhonetes, que são seu principal forte.

Michael Ward, analista do Soleil Securities Group, disse ao jornal que a estratégia da Chrysler é perigosa porque os compradores podem decidir adquirir diretamente os veículos da Nissan ou Chery em vez dos que estes fabricantes produzem para a empresa.

Ao mesmo tempo, a terceirização do desenvolvimento e engenharia de modelos poupa centenas de milhões de dólares à Chrysler, melhorando sua conta de resultados, que, atualmente, está no vermelho.

UOL Cursos Online

Todos os cursos