Mulheres revolucionaram design do setor automobilístico, diz GM

Da EFE

As mulheres estão modificando os rumos do design automobilístico desde que entraram no setor e apresentaram formas mais arredondadas e estilizadas às carrocerias, assim como texturas e cores em seus interiores, afirmou nesta quinta-feira uma representante da General Motors.

  • Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícia

    O Chevrolet Meriva, da GM, é um exemplo de carro que agradam mais ao perfil feminino com suas formas mais arredondadas...

  • Divulgação/GM

    ... assim como o Vectra GT, que embora tenha o público masculino como alvo, possui visual estilizado.

  • Divulgação

    Modelos europeus também trazem formas mais leves e conceitos inspirados no universo feminino, como atesta a série especial Ocimar Vesolatto do Citroën C3 (acima)

A explicação foi dada à Agência EFE pela designer de produtos da GM María Verónica Frontado, que destacou mudanças realizadas nos últimos anos nas companhias do setor para tornar seus veículos mais atraentes.

"Antes, os carros eram mais quadrados, mais toscos. Agora, têm um desenho mais arredondado e leve", disse a designer, que afirmou que, em parte, esta mudança se deve à mão das mulheres.

Embora também haja homens trabalhando nos departamentos de desenho, disse, "as mulheres incorporaram a moda ao desenho do automóvel, e isto teve um grande impacto no setor, já que se transformou em uma peça essencial no produto final".

De fato, chegou-se a estabelecer certos paralelismos e os complementos usados por mulheres, como bolsas e sapatos, foram transferidos a algumas partes dos carros, como os assentos, onde tenta-se imitar as cores e o tato destes acessórios.

No caso de outros componentes como o painel de um carro, o volante e o câmbio de marchas, os materiais utilizados foram plásticos, vidro e metais com um acabamento brilhante ou fosco, parecidos com peças de joalheria.

Apesar de em um automóvel a primeira coisa que chama atenção ser a carroceria, "o interior é definitivo para comprá-lo", afirmou.

Frontado, que trabalha conjuntamente com os engenheiros e com o departamento de desenho, se encarrega de misturar em seu computador os traços técnicos e os caprichos do desenho para criar uma composição perfeita na qual se unam o funcional e o belo.

"Normalmente se vê o carro como um todo, mas em meu departamento vemos tudo desde o interior dividido em peças, o volante, as portas, cada parte faz parte deste todo, mas é uma peça independente, que tem um tratamento diferente", explicou.

Na opinião dela, atualmente estão sendo feitos bons produtos e afirmou que embora, "sem dúvida, o 'fashion' tenha tido uma grande influência nos últimos anos", isto não ocorre em detrimento de outras características fundamentais, como a segurança e o conforto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos