Volkswagen retira propaganda de automóvel considerada ofensiva
Miami, 20 mar (EFE).- A companhia automobilística Volkswagen teve que retirar um anúncio publicitário de um de seus veículos, após receber várias queixas da comunidade hispânica devido ao lema escolhido em espanhol: "turbo-cojones".
"Cojones", que significa testículos em espanhol, passou para o inglês dos Estados Unidos com a conotação de "valente", ou "visceral", mas nos países hispânicos continua sendo uma palavra vulgar e muito explícita.
O anúncio, promovido em Nova York, Los Angeles e Miami, mostrava uma foto do novo modelo GTI 2006 acompanhado do termo "turbo-cojones", que seria excessivamente ousado para a sensibilidade dos hispânicos dos Estados Unidos.
Assim, quando no bairro de La Pequeña Habana, situado no coração de Miami, foi colocado um cartaz com a propaganda, imediatamente começaram a chover ligações e cartas de protesto contra a empresa automobilística.
Por causa das queixas geradas em Miami, a companhia decidiu retirar todos os anúncios, embora não se tenha recebido protestos nas outras cidades, disse um porta-voz da Volkswagen.
Aparentemente, o anúncio publicitário não pretendia ofender os latinos, mas, pelo contrário, transmitir a idéia de que o GTI é um veículo esportivo de grande desempenho.
"Cojones", que significa testículos em espanhol, passou para o inglês dos Estados Unidos com a conotação de "valente", ou "visceral", mas nos países hispânicos continua sendo uma palavra vulgar e muito explícita.
O anúncio, promovido em Nova York, Los Angeles e Miami, mostrava uma foto do novo modelo GTI 2006 acompanhado do termo "turbo-cojones", que seria excessivamente ousado para a sensibilidade dos hispânicos dos Estados Unidos.
Assim, quando no bairro de La Pequeña Habana, situado no coração de Miami, foi colocado um cartaz com a propaganda, imediatamente começaram a chover ligações e cartas de protesto contra a empresa automobilística.
Por causa das queixas geradas em Miami, a companhia decidiu retirar todos os anúncios, embora não se tenha recebido protestos nas outras cidades, disse um porta-voz da Volkswagen.
Aparentemente, o anúncio publicitário não pretendia ofender os latinos, mas, pelo contrário, transmitir a idéia de que o GTI é um veículo esportivo de grande desempenho.