Ford começará produção na China com 10 mil unidades do Volvo S40

Pequim, 20 mar (EFE).- A montadora multinacional Ford Motor Co.

começará a produzir na China, em sua nova fábrica de Chongqing (sudoeste do país), 10 mil unidades por ano de seu modelo de luxo, o Volvo S40, informou a companhia hoje em Pequim, citada pela "Rádio Internacional da China" (CRI, sigla em inglês).

A Ford seguirá a estratégia de outras empresas como a Volkswagen, a Audi e a Daimlerchrysler, que iniciaram nos últimos anos a produção na China, terceiro mercado mundial. A Ford pretende fechar e reduzir a produção em unidades nos Estados Unidos.

A fábrica de Chongqing será construída pela Changan Ford, empresa de capital misto aberta pela corporação com seu sócio Changan Automobile Co.Ltda., e espera produzir 10 mil unidades em 2007.

O diretor-executivo da corporação na China, Fredrik Arp, atribuiu a abertura da unidade às dificuldades que Pequim está impondo para a importação de veículos estrangeiros. Mas o crescimento do mercado de veículos de luxo entre a classe privilegiada também é um atrativo cada vez maior.

"Enfrentamos um cenário em que as tarifas já chegam a 25%, e nossos principais concorrentes estão produzindo localmente", explicou Arp.

A Ford vendeu 82.225 unidades na China no ano passado, um crescimento de 46% com relação a 2004. O número de vendas da Volvo foi de 4.786 unidades, um aumento de 84% .

De acordo com as estatísticas da companhia, o total de vendas das empresas filiadas ao grupo Ford na China cresceu para 220 mil unidades em 2005.

"A produção local é a chave para continuar sendo competitivos na China", acrescentou Arp, que disse que o aumento de vendas da Volvo na China se deveu em grande medida à importação do S40.

A Volvo fornecerá o pessoal e os engenheiros necessários para garantir em Chongqing a mesma qualidade de produção com que o modelo conta na Europa.

Com o objetivo de satisfazer as exigências do Governo chinês para a produção local, Volvo e Changan selecionaram fornecedores locais para algumas peças do modelo produzido na China, que não será exportado.

Arp não anunciou o preço de venda do S40 na China, que vive uma verdadeira guerra de preços entre produtores locais. O carro competirá com o Audi A4 e com o BMW 3. Na Europa, o S40 é vendido por até 31 mil euros (US$ 37.700).

UOL Cursos Online

Todos os cursos