Suzuki compra da General Motors 17% de suas próprias ações

Tóquio, 7 mar (EFE).- O gigante japonês Suzuki Motor comprou de volta 17% de suas ações que estavam em poder de seu até agora maior acionista, a americana General Motors (GM), anunciaram hoje oficiais da companhia japonesa.

Esta aquisição de 92,36 milhões de ações ocorre depois de o grupo "número um" do mundo anunciar que reduziria sua participação na Suzuki em 20% do que possuía, para 3%, dentro de seu processo de reestruturação.

A Suzuki manterá as ações durante um ano sem vendê-las ou retirá-las, e permitirá que a General Motors as recupere se desejar, de acordo com funcionários da empresa citados pela agência Kyodo.

A GM passou a ser o principal sócio da Suzuki ao se transformar no sétimo parceiro, mas as mesmas fontes asseguraram que a aliança estratégica será mantida para desenvolver tecnologias de respeito ao meio ambiente, como veículos híbridos (gasolina e eletricidade) e baterias de células de combustível.

O grupo americano, que começou sua relação acionária com a Suzuki em 1981, perdeu mercado nos EUA para concorrentes como a japonesa Toyota e foi afetado pelos altos preços do petróleo.

Para impor uma mudança de rumo a seus negócios, a General Motors começou a aplicar nos últimos tempos uma estratégia que passa pelo fechamento de fábricas e a reestruturação acionária.

UOL Cursos Online

Todos os cursos