DaimlerChrysler registra lucro em 2005, apesar de custos da Smart
Por Arantxa Iñiguez Frankfurt (Alemanha), 16 fev (EFE).- A fabricante automobilística germânico-americana DaimlerChrysler registrou um aumento de 15,4% em seu lucro líquido em 2005, para 2,846 bilhões de euros, resultado acima das expectativas, apesar dos elevados custos de saneamento da marca Smart e de redução de pessoal.
Entretanto, na entrevista coletiva de apresentação dos resultados, o presidente da DaimlerChrysler, Dieter Zetsche, não se mostrou satisfeito com o conjunto dos números do exercício fiscal anterior, sobretudo com os do grupo Mercedes, que sofreu, pela primeira vez desde sua criação, perdas devido aos elevados custos de saneamento da Smart.
"Com estes resultados, ainda não chegamos onde queremos", disse Zetsche, que acrescentou que "o grupo Mercedes deve alcançar de novo rentabilidade e desempenho recordes".
O Mercedes Car Group, que reúne as marcas Mercedes, Maybach e Smart, registrou perdas operacionais de 505 milhões de euros (US$ 601 milhões), frente aos lucros de 1,666 bilhão de euros (US$ 1,982 bilhão) de 2004.
No entanto, as vendas grupo Mercedes tiveram aumento de 6% em 2005 devido ao lançamento de novos modelos, como as novas versões das classes S e M e o novo mono-volume esportivo da classe R.
A DaimlerChrysler vai cortar 8,5 mil postos de trabalho nas fábricas alemãs do Mercedes Car Group e 6 mil na área administrativa de toda a companhia, de modo a reduzir custos de produção.
O faturamento da companhia cresceu 5,4% em 2005, para 149,776 milhões de euros (US$ 178,233 milhões), em comparação com os números de 2004.
A DaimlerChrysler confirmou que os elevados custos de saneamento da marca Smart e da redução de pessoal - que começaram a ser implementados no ano passado - ocasionaram perdas contábeis de 505 milhões de euros (US$ 601 milhões) em 2005, o que reduziu o lucro operacional em 9,9%, para 5,185 bilhões de euros (US$ 6,17 bilhões).
Entretanto, na entrevista coletiva de apresentação dos resultados, o presidente da DaimlerChrysler, Dieter Zetsche, não se mostrou satisfeito com o conjunto dos números do exercício fiscal anterior, sobretudo com os do grupo Mercedes, que sofreu, pela primeira vez desde sua criação, perdas devido aos elevados custos de saneamento da Smart.
"Com estes resultados, ainda não chegamos onde queremos", disse Zetsche, que acrescentou que "o grupo Mercedes deve alcançar de novo rentabilidade e desempenho recordes".
O Mercedes Car Group, que reúne as marcas Mercedes, Maybach e Smart, registrou perdas operacionais de 505 milhões de euros (US$ 601 milhões), frente aos lucros de 1,666 bilhão de euros (US$ 1,982 bilhão) de 2004.
No entanto, as vendas grupo Mercedes tiveram aumento de 6% em 2005 devido ao lançamento de novos modelos, como as novas versões das classes S e M e o novo mono-volume esportivo da classe R.
A DaimlerChrysler vai cortar 8,5 mil postos de trabalho nas fábricas alemãs do Mercedes Car Group e 6 mil na área administrativa de toda a companhia, de modo a reduzir custos de produção.
O faturamento da companhia cresceu 5,4% em 2005, para 149,776 milhões de euros (US$ 178,233 milhões), em comparação com os números de 2004.
A DaimlerChrysler confirmou que os elevados custos de saneamento da marca Smart e da redução de pessoal - que começaram a ser implementados no ano passado - ocasionaram perdas contábeis de 505 milhões de euros (US$ 601 milhões) em 2005, o que reduziu o lucro operacional em 9,9%, para 5,185 bilhões de euros (US$ 6,17 bilhões).