Tata Motors facilitará venda de carros da Fiat na Índia

Nova Délhi, 13 jan (EFE).- A maior empresa de automóveis da Índia, Tata Motors, assinou hoje um acordo com a Fiat para vender alguns modelos do fabricante italiano no país asiático através de seus centros.

Segundo o acordo, assinado durante o segundo dia da exibição de automóveis Auto Expo 2006 em Nova Délhi, a Tata ficará encarregada da distribuição e publicidade dos carros da Fiat na Índia a partir de março.

"Este acordo é um marco em nossa presença na Índia", pois "nos permite aumentar nossa base de clientes no país e fornecer serviços de qualidade superior a nossos atuais clientes", disse hoje o diretor-executivo da Fiat, Sergio Marchionne.

"Está sendo feito um trabalho excelente e acredito que nossa cooperação com a Tata aumente ainda mais nos campos de fornecimento de produtos e fabricação", acrescentou Marchionne.

Ratan Tata, presidente do grupo industrial Tata e de sua filial Tata Motors, também manifestou sua satisfação pela assinatura desse acordo, que classificou como "um passo rápido e definitivo para uma relação potencialmente de longo prazo".

"Achamos que em breve resultará em mais alianças estratégicas entre as duas organizações e em outros mercados", acrescentou.

A Tata Motors, cuja receita supera os US$ 4,7 bilhões, é líder em veículos comerciais na Índia e o quinto maior fabricante de automóveis comerciais de médio e grande porte no mundo.

Seus modelos já chegaram aos mercados da Europa, da Austrália, do Oriente Médio e da África, além de vários países asiáticos.

Entre suas recentes aquisições está a divisão de veículos comerciais do fabricante coreano de caminhões Daewoo, que comprou em 2004. A Tata Motors também tem 21% da fabricante espanhola de ônibus e caminhões Hispano Carrocera.

A Auto Expo, que celebra este ano sua oitava edição, é uma das maiores exibições automobilísticas da Ásia e conta com a participação de mil empresas de automóveis e componentes de veículos de mais de 20 países.

UOL Cursos Online

Todos os cursos