Porsche estuda subir participação na Volkswagen para mais de 22%

Frankfurt (Alemanha), 8 dez (EFE).- O fabricante alemão Porsche estuda a possibilidade de aumentar sua participação na Volkswagen para mais de 21,9%, como aprovou o conselho de supervisão do grupo automobilístico.

Em declarações ao jornal Süddeutsche Zeitung, o presidente da Porsche, Wendelin Wiedeking, disse que o conselho deu sinal verde para aumentar a participação prevista até agora de 21,9 %, contra o 18,53% atual.

Wiedeking acrescentou que será estudada a possibilidade de tomar esta medida, após de especificar que no próximo conselho geral de acionistas da VW, a Porsche buscará uma linha de atuação conjunta com o segundo grande acionista da Volkswagen, o Estado federado da Baixa Saxônia, que tem 18,2%.

Além disso, a Porsche quer ser representada com dois membros no conselho de supervisão da Volkswagen, atualmente presidido por Ferdinand Piech, que foi presidente desta companhia e é, junto com a família Porsche, um grande acionista do construtor de veículos esportivos.

Em setembro, a Porsche surpreendeu os mercados financeiros e o setor automobilístico ao anunciar que ampliaria sua participação na Volkswagen de menos de 5% para 18,53%, enquanto reservava o direito de aquisição de outro 3,4%, que agora poderia superar.

UOL Cursos Online

Todos os cursos