Toyota aumenta produção e Volkswagen freia sua expansão na China

Pequim, 19 out (EFE).- A Toyota investirá US$ 234 milhões para aumentar sua capacidade de produção de motores na China para o mercado internacional, enquanto a Volkswagen reestruturará suas operações no gigante asiático, informou hoje a imprensa local.

A fábrica da Toyota e a empresa chinesa Guangzhou Automobile (proprietária de 30%) no sul do país aumentarão sua produção de motores para 500.000 unidades anuais, das 300.000 atuais, para suprir a crescente demanda mundial.

A empresa, que começou a produzir partes de motor em janeiro e motores completos em outubro, ampliará sua capacidade dentro da estratégia da Toyota de aumentar sua presença na China de 2% atual para 10% do mercado antes do 2010, informou o jornal China Daily.

Ao mesmo tempo, a empresa alemã Volkswagen, que já possui 18% do mercado, freará o investimento em produção para o mercado chinês, o terceiro maior do mundo, onde sua presença continua em queda desde que começou com força o investimento, em 1985.

"Todas as áreas de negócio estão sendo vigiadas. Estamos em uma fase de transição durante a qual criaremos as bases para um desenvolvimento mais sustentável da empresa na China", declarou Winfried Vahland, diretor da Volkswagen China.

A Volkswagen, que produz os modelos Golf, Jetta e Audi na província de Jilin (norte), também faz Santana, Passat, Gol e Pólo em colaboração com a Xangai Auto na metrópole oriental e oferecerá entre 10 e 12 novos modelos até 2009.

O mercado dos automóveis fabricados na China cresceu bastante nos últimos anos (10,61% anualizado nos primeiros oito meses do ano), mas o surgimento de várias empresas locais baratas dificultou a trajetória das grandes empresas e começou uma guerra de preços.

UOL Cursos Online

Todos os cursos