Toyota pode ser o maior fabricante de automóveis do mundo em 2006

Tóquio, 3 out (EFE).- O grupo japonês Toyota pode se transformar em 2006 no maior fabricante de automóveis do mundo e superar a americana General Motors graças a um eventual auge de suas vendas de veículos no exterior.

Fontes da indústria automobilística japonesa, citadas pela agência Kyodo, disseram que a produção global da Toyota Motor e suas filiais poderia chegar a 9 milhões de unidades em 2006, que supera os 8,28 milhões projetados para 2008 e que é comparável à fabricação da General Motors.

De acordo com esta previsão, embora a General Motors preveja produzir 913 milhões de veículos em 2005, suas vendas diminuirão no mercado americano.

A Toyota, por outro lado, pôs em funcionamento novas fábricas no exterior ou está planejando construir novas fábricas de seus modelos.

A produção de automóveis da Toyota no exterior poderia ultrapassar os cinco milhões de unidades em poucos anos.

Além disso, a Toyota está reforçando sua produção de veículos no próprio Japão, por exemplo, dos modelos Lexus, com uma futura ofensiva desses automóveis na Europa e no Oriente Médio.

As expectativas da Toyota citadas pela Kyodo indicam a apropriação de cerca de 15% do mercado mundial de automóvel por volta dos primeiros anos da década de 2010.

UOL Cursos Online

Todos os cursos