Vendas da GM caem, enquanto Ford e Daimlerchrysler ganham mercado

Detroit (EUA), 2 set (EFE).- As vendas da General Motors (GM) nos Estados Unidos caíram 16,6% em agosto, enquanto as da Ford e da Daimlerchrysler subiram levemente em comparação ao mesmo mês do ano passado, informaram hoje os fabricantes.

A Ford aumentou suas vendas em 3% e Daimlerchrysler em 1%, enquanto as de seus principais concorrentes asiáticos dispararam durante o mesmo período.

O aumento da Honda foi de 19%, enquanto as vendas da Toyota e da Nissan subiram 11%.

Somadas as três empresas, as vendas de veículos em agosto foram 6,8% menores que as do mesmo mês do ano passado.

Por categorias, as vendas de carros da GM caíram 15% em agosto, enquanto as de caminhonetes diminuíram 17%.

Na Ford, as vendas de carros aumentaram 25,3%, enquanto as de caminhonetes - categoria que inclui utilitários esportivos, pickups e caminhonetes - caíram 4,3%.

No caso da Daimlerchrysler, as vendas de carros e de caminhonetes aumentaram 6,3% e 7,9% respectivamente.

Entre os fabricantes japoneses, as vendas da Toyota caíram 1% na categoria caminhonetes, mas teve um aumento de 18,3% na venda de carros.

A Honda apresentou um aumento de 18,9% na venda de caminhonetes, enquanto as da Nissan aumentaram 9,4%.

O contraste é ainda maior em comparação aos números registrados pelas três empresas de Detroit em julho, quando os fabricantes colocaram em vigor grandes descontos para promover as vendas de seus veículos.

Em julho, as vendas da GM subiram 19%, enquanto as da Ford e da Daimlerchrysler aumentaram mais de 30%.

Por causa destes resultados, nos oito primeiros meses do ano, as vendas de automóveis nos Estados Unidos foram 3,5% maiores do que as do mesmo período de 2004.

As três empresas anunciaram hoje que estenderão até setembro sua campanha de vendas de veículos a preços para funcionários, pois, apesar do sucesso, não obtiveram os resultados desejados.

A GM deveria terminar sua campanha em agosto, e já havia estendindo a promoção duas vezes, enquanto a Ford e a Daimlerchrysler deveriam ter voltado aos preços normais no início de setembro.

Os analistas do setor já haviam alertado que a campanha de grandes descontos promovida por GM, Ford e Daimlerchrysler pode ter graves conseqüências em suas contas a médio prazo, porque muitos futuros clientes anteciparam suas compras para aproveitar as promoções.

A GM estimou que o furacão Katrina pode ter causado perdas de aproximadamente 500.000 unidades ao setor automobilistico.

UOL Cursos Online

Todos os cursos