Geely é primeira marca de carros chinesa com fábrica no exterior

Xangai (China), 30 mai (EFE).- A fábrica de automóveis chinesa Geely se transformou na primeira empresa do país asiático em abrir uma fábrica de carros com marca chinesa em um país estrangeiro, informaram à EFE hoje, segunda-feira, fontes da companhia.

A Geely assinou esta manhã em Kuala Lumpur (Malásia) um acordo de cooperação com o grupo empresarial malaio IGC, no edifício do Congresso desse país, em presença do diretor da Câmara Baixa malaia e do presidente da Comissão Permanente da Assembléia Nacional Popular chinesa (ANP, legislativo), Wu Bangguo.

O diretor-geral da Geely, Li Shufu, e o presidente da IGC, Haji Moussa Ayob Bin Saad, presidente de IG BUMI, assinaram um acordo em que ambas as empresas produzirão, montarão e exportarão conjuntamente carros Geely na Malásia, mercado em que a empresa chinesa espera colocar 10.000 carros.

A Geely, fundada em 1986, é o primeiro e maior fabricante privado de automóveis da China, com fábricas de produção em Xangai e outras três cidades próximas e quase 8.000 empregados.

A companhia chinesa já exporta para Venezuela e Honduras e está preparando sua entrada no Chile. Além disso procura parceiros membros para entrar nos Estados Unidos e Europa, onde espera chegar em no máximo um ano, disse à EFE o subdiretor de vendas da Geely, Frank Xu.

A empresa portuguesa Sociedade Hispânica de Automoveis (SHA) já revelou no começo de maio de 2005 que está esperando a homologação dos carros Geely pela UE para vendê-los na Espanha e Portugal.

UOL Cursos Online

Todos os cursos