PSA Peugeot Citroen procura fornecedores no Brasil e na Argentina

Buenos Aires, 11 mai (EFE).- A companhia automobilística PSA Peugeot Citroen procura no Brasil e na Argentina novos fornecedores de peças para suas fábricas de Espanha, França e Inglaterra, segundo fontes da empresa citadas nesta quarta-feira pela imprensa de Buenos Aires.

Nos próximos três anos, a multinacional francesa pretende ter entre 30 e 50 empresas brasileiras e argentinas qualificadas para juntar-se a seu grupo de fornecedores.

Jean Phillipe Collin, diretor mundial de Compras da PSA Peugeot Citroen, assegurou que neste ano a empresa elevará em 100 milhões de euros (128,45 milhões de dólares) seu orçamento para comprar peças no Brasil e na Argentina, parceiros de Paraguai e Uruguai no Mercosul.

"Estudamos mais de cem fornecedores" novos no Brasil e na Argentina, países em que a companhia tem fábricas, disse o diretor ao jornal El Cronista, de Buenos Aires.

O orçamento de compras da companhia automobilística francesa chega a 29 bilhões de euros (37,12 bilhões de dólares), dos quais cerca de 500 milhões de euros (640 milhões de dólares) correspondem hoje a 250 fornecedores brasileiros e argentinos, disse.

Menos de 10% das compras são feitas fora da Europa, explicou Collin, para quem não seria suspresa se, nos próximos anos, entre 30 e 50 empresas brasileiras e argentinas se tornassem novas fornecedoras.

O objetivo de aumentar as compras de peças nesses dois países é elevar as exportações dos fornecedores para as fábricas européias da companhia francesa, que concentram 90% de sua produção.

"Queremos que os produtos de nossos fornecedores globais nos sirvam em todas as partes e que os melhores provedores locais possam se tornar globais", disse Collin.

"Não financiaremos investimentos, ofereceremos oportunidades e garantiremos que continuaremos sendo clientes fiéis de um fornecedor eficiente", ressaltou o diretor da PSA Peugeot Citroen.

UOL Cursos Online

Todos os cursos