Vendas de veículos da GM caem 3% em relação a março de 2004

Detroit (EUA), 1 abr (EFE).- As vendas de veículos da General Motors em março cresceram 34% em relação às de fevereiro passado, mas, comparadas ao mesmo mês de 2004, foram 3% menores.

Ao todo, a GM vendeu em março 255.209 caminhonetes (4,3% a mais que em março de 2004) e 170.905 carros (8,3% a menos no mesmo mês di ano passado), o que significa que as vendas totais do primeiro trimestre de 2005 foram de 1.105.142 veículos, 4,9% menores que no mesmo período de 2004.

A maior fabricante mundial de automóveis afirmou que as vendas de seus novos modelos continuaram crescendo, sendo responsáveis por 24% das vendas em março e por 26% das vendas no primeiro trimestre.

Por exemplo, o Pontiac G6 teve em março o seu melhor mês, quando superou em 21% o número recorde de fevereiro.

O novo Buick LaCrosse também teve suas melhores vendas em março, que foram 21% maiores que em fevereiro, ao passo que o utilitário esporte Terraza também teve seu melhor mês com um aumento de 37% em relação a fevereiro.

A General Motors confirmou que a Buick lançará o novo Lucerne no fim deste ano.

Apesar destes ganhos, as vendas da Buick em março caíram 25,9% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os novos modelos da Chevrolet também tiveram bons resultados. O Cobalt obteve em março seu melhor resultado, com um crescimento nas vendas de 66% em relação a fevereiro. Já as vendas do Aveo subiram 34% em relação ao mesmo período do ano passado.

O aumento de 4% nas vendas de caminhonetes foi liderado pelo crescimento de 17% nas vendas de pick-ups de grande porte, segmento que teve seu melhor mês de vendas desde 1978. Por exemplo, a Chevrolet Silverado aumentou suas vendas em 18%, e a GMC Sierra, em 23%.

No segmento das pick-ups de tamanho médio, as vendas em março aumentaram 38%.

As marcas que tiveram queda nas vendas, além da Buick, foram a Hummer (-8,4% em relação ao mês de março de 2004), Cadillac (-3%), Pontiac (-11,9%), Saturn (-6,5%) e Saab (-17,8%).

Além disso, a Oldsmobile - marca que a General Motors já tirou de linha - teve queda de 96,9% nas vendas.

A Chevrolet, a GMC e a Isuzu foram as únicas marcas que tiveram aumentos nas vendas em termos anuais.

UOL Cursos Online

Todos os cursos