Volkswagen vai cortar todos os empregos temporários

Em Berlim

A Volkswagen vai cortar durante o ano de 2009 todos os empregos temporários, que eram de 16.500 no mundo no final de 2008, anunciou o presidente da empresa automobilística alemã, Martin Winterkorn, em entrevista à revista alemã Der Spiegel divulgada neste sábado (28).

Em 2009, "não empregaremos nenhum funcionário temporário. É horrível para os afetados, mas não há outra solução", disse. A Volkswagen vinha evitando fazer previsões sobre a redução deste tipo de empregos, mas há pouco tempo a diretoria financeira da empresa avisou que "teria de se desfazer da maioria se a conjuntura não melhorasse". Na Alemanha, a VW empregava no fim de 2008 cerca de 4.500 temporários. Muitas das demais vagas estão no leste da Europa ou no Brasil.

As vendas do primeiro construtor automobilístico europeu caíram 15% em janeiro, e a Volkswagen prevê ainda um recuo de 10% em 2009. A Volkswagen não exclui a possibilidade de registrar prejuízo no primeiro trimestre em razão da queda dos mercados automobilísticos no mundo.

Winterkorn garantiu que os empregos do pessoal fixo da Volkswagen não estão, em compensação, ameaçados por enquanto. "Ninguém aqui ainda está pensando em demissões ou algo parecido", declarou.

"Com a carga horária de trabalho reduzida, conseguimos não produzir estoques de carros. E temos uma semana de trabalho de 35 horas que podemos reduzir a 28 horas. Podemos também limitar a produção e garantir a manutenção do pessoal fixo. Para este ano, não vejo nenhum problema", acrescentou Martin Winterkorn.

A VW emprega, no total, aproximadamente 330.000 pessoas em todo o mundo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos