Nissan deverá ter lucro zero no 2º semestre, alerta presidente da empresa

Da AFP

A montadora japonesa Nissan deve registrar lucro zero no segundo semestre e a margem de exploração da francesa Renault deve cair a 2,5% este ano, advertiu o presidente das duas marcas, o brasileiro Carlos Ghosn, em declarações ao jornal norte-americano "Wall Street Journal".

O presidente das duas empresas previu que o lucro da Nissan provavelmente será zero no segundo semestre do exercício 2008-2009, e que o objetivo do grupo é manter uma tesouraria disponível positiva para as duas empresas.

Para a Renault, Ghosn acredita em uma margem de exploração de 2,5% em 2008, já que a previsão inicial do grupo (6%) não levava em consideração a crise econômica mundial.

Carlos Ghosn afirmou ainda que apóia as reivindicações das montadoras européias, que pediram em outubro uma ajuda de 40 bilhões de euros (cerca de US$ 51 bilhões) em forma de empréstimos com juros reduzidos e benefícios para estimular os consumidores a trocar de carro. Também defendeu uma ajuda do governo do Japão às empresas do setor.

Nos Estados Unidos, Ford, GM e Chrysler pediram novo auxílio de US$ 25 bilhões ao governo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos