Fabricantes exibem carros ecologicamente corretos em salão de Los Angeles

LOS ANGELES, 2 dez (AFP) - Uma limusine que libera vapor d'água, utilitários movidos a álcool de milho e um modelo esportivo elétrico foram algumas das novidades ecologicamente corretas apresentadas por grandes fabricantes de carros para o grande público no salão de Los Angeles.

A seguir, uma descrição das alternativas apresentadas no Salão de Los Angeles por fabricantes que querem desenvolver modelos que respeitem o meio ambiente:

- VEÍCULO HÍBRIDO COMBUSTÍVEL-ELETRICIDADE: equipado com um motor térmico clássico, tem também um motor elétrico para trajetos urbanos curtos. Este é um modelo que reduz em 30% o consumo médio de combustível. Apresentado ao grande público em 1997 pela Toyota, foi seguido de Honda, Ford e recentemente adotado pela General Motors (GM) para seus grandes 4x4.

- VEÍCULO 100% ELÉTRICO: embora ainda não seja apresentado em larga escala, é um dos eixos de desenvolvimento anunciados na abertura do salão pela GM, que teria abandonado a idéia de aplicar esta tecnologia no começo desta década. Enfrentou durante muito tempo problemas de autonomia, mas uma pequena fabricante americana de carros esportivos, a Tesla, fabrica e vende um modelo que faz de 0 a 100 km/h em quatro segundos, com autonomia de 400 km.

- VEÍCULO HÍBRIDO RECARREGÁVEL: aliança entre o híbrido e o elétrico. A GM anunciou para médio prazo o lançamento de seu modelo. Uma empresa californiana já está propondo transformar os híbridos clássicos como o Toyota Prius em híbridos recarregáveis.

- VEÍCULO A BIOCOMBUSTÍVEL: já disseminado no Brasil graças ao álcool combustível (etanol), este modelo começa a surgir nos Estados Unidos, rodando com uma mistura de etanol e outro combustível. A GM oferece esta tecnologia em seus modelos "flexfuel". Em escala artesanal, milhares de motoristas americanos circulam com modelos a diesel que funcionam com óleo de fritura reciclado.

- VEÍCULO A GÁS: esta solução, também bastante disseminada no Brasil, requer a instalação de um cilindro de gás, mas resulta em um veículo que consome pouco e pouco poluente, como o Honda Civic NGV, exibido em Los Angeles.

- VEÍCULO A DIESEL "LIMPO": Esta opção foi adotada especialmente pela DaimlerChrysler, que anunciou para 2008 a chegada de modelos a gás "Bluetec". Tem a particularidade de conservar as qualidades do diesel, mas poluindo menos que os modelos clássicos. - VEÍCULO A PILHA DE HIDROGÊNIO: trata-se de uma tecnologia que ainda está em fase experimental e que tem a particularidade de lançar na atmosfera praticamente vapor d'água puro, mas ainda enfrenta problemas de armazenamento, segurança e abastecimento. No entanto, Toyota e GM desenvolvem projetos com a intenção de testar modelos antes de 2008.

- VEÍCULO HÍBRIDO HIDROGÊNIO-COMBUSTÍVEL: tecnologia vedete da BMW, que levou para Los Angeles seu "Hydrogen 7", um modelo capaz de rodar tanto com combustível convencional quanto com hidrogênio, graças a um motor de combustão interna. O rendimento deste motor, no entanto, ainda é baixo quando comparado com um modelo a gasolina.

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