Os carros mais exclusivos do mundo desfilam na Califórnia
Por Tangi Quemener - LOS ANGELES, 17 Ago (AFP) - Os proprietários de 175 automóveis únicos, que juntos valem mais de 200 milhões de dólares, circularão esta semana por estradas da Califórnia no Concurso de Elegância de Pebble Beach, considerado o de maior prestígio do gênero no mundo.
Organizado desde 1950, o concurso é relevante, pois se considera que concentra a nata dos colecionadores de carros raros que passam a maior parte do tempo confinados em garagens blindadas ou no pódio de algum museu.
Este ano, a lista inclui carros de 13 países e 27 estados americanos.
A partir desta quinta-feira, os carros circularão pela região de Monterrey, 100 km ao sul de San Francisco, região conhecida pelas paisagens de tirar o fôlego, onde a mítica estrada costeira 1, que atravessa povoados do Pacífico como Big Sur, Carmel e obviamente Pebble Beach, onde todos desligarão os motores para serem admirados.
Trata-se de um local privado, onde os poucos moradores são escolhidos com lupa para viver de frente para o mar e ao lado de um campo de golfe. É ali que, no domingo, será disputada a final deste concurso nomeado de "best of show", onde os ganhadores dos 25 prêmios concedidos durante o evento vão se exibir.
O "concours d'élégance" (assim mesmo, em francês) "representa o melhor momento da vida para quem gosta de carros", disse o apresentador de TV Jay Leno, colecionador, que ganhou o "best of show" de 2004 com um Crane-Simplex de 1916.
A cada ano os organizadores do concurso homenageiam marcas particulares. Este ano será a vez das francesas Voisin e Delahaye.
Pela primeira vez nos Estados Unidos será exibida "a linha completa de automóveis Voisin", 14 modelos no total, informou a presidente do evento, Sandra Kasky.
Esta coleção leva o nome do pioneiro da aviação Gabriel Voisin (1880-1973), que viveu seu momento de glória no período entre guerras graças às soluções tecnológicas originais e a uma pesquisa aerodinâmica inédita para a época.
A Delahaye, uma companhia automotora que se dedicou a criar modelos para os ricos e famosos da primeira metade do século XX, será representada por 18 modelos, entre eles um que até agora se acreditava perdido há 60 anos: um Type 145 de corrida com motor de 12 cilindros em V.
Este veículo foi criado em 1937 com um pano de fundo nacionalista: tentava rivalizar com o Mercedes "flecha de prata", rei dos circuitos, em plena ascensão da Alemanha nazista.
A maioria dos carros que participam do concurso em Pebble Beach foi construída antes da Segunda Guerra e da padronização dos modelos.
Os construtores de carros de luxo nos anos 1920 e 1930 no geram entregavam o chassi ao proprietário, que pedia a ajuda de um construtor de carrocerias e dali nascia o estilo único e inestimável de alguns veículos.
Outro modelo que atrairá os olhares de todos é um Ferrari 250 GT conversível, obra do criador de carrocerias italiano Boano e que pertence a um milionário californiano.
O concurso e tudo o que cerca esta manifestação são mais que exclusivos costumam ser freqüentados por celebridades e o preço da entrada é de 150 dólares para os comparecem para ver que modelo levará o prêmio, ganho em 2005 por um carro francês, o Delage D8-120 S, de 1937.
Organizado desde 1950, o concurso é relevante, pois se considera que concentra a nata dos colecionadores de carros raros que passam a maior parte do tempo confinados em garagens blindadas ou no pódio de algum museu.
Este ano, a lista inclui carros de 13 países e 27 estados americanos.
A partir desta quinta-feira, os carros circularão pela região de Monterrey, 100 km ao sul de San Francisco, região conhecida pelas paisagens de tirar o fôlego, onde a mítica estrada costeira 1, que atravessa povoados do Pacífico como Big Sur, Carmel e obviamente Pebble Beach, onde todos desligarão os motores para serem admirados.
Trata-se de um local privado, onde os poucos moradores são escolhidos com lupa para viver de frente para o mar e ao lado de um campo de golfe. É ali que, no domingo, será disputada a final deste concurso nomeado de "best of show", onde os ganhadores dos 25 prêmios concedidos durante o evento vão se exibir.
O "concours d'élégance" (assim mesmo, em francês) "representa o melhor momento da vida para quem gosta de carros", disse o apresentador de TV Jay Leno, colecionador, que ganhou o "best of show" de 2004 com um Crane-Simplex de 1916.
A cada ano os organizadores do concurso homenageiam marcas particulares. Este ano será a vez das francesas Voisin e Delahaye.
Pela primeira vez nos Estados Unidos será exibida "a linha completa de automóveis Voisin", 14 modelos no total, informou a presidente do evento, Sandra Kasky.
Esta coleção leva o nome do pioneiro da aviação Gabriel Voisin (1880-1973), que viveu seu momento de glória no período entre guerras graças às soluções tecnológicas originais e a uma pesquisa aerodinâmica inédita para a época.
A Delahaye, uma companhia automotora que se dedicou a criar modelos para os ricos e famosos da primeira metade do século XX, será representada por 18 modelos, entre eles um que até agora se acreditava perdido há 60 anos: um Type 145 de corrida com motor de 12 cilindros em V.
Este veículo foi criado em 1937 com um pano de fundo nacionalista: tentava rivalizar com o Mercedes "flecha de prata", rei dos circuitos, em plena ascensão da Alemanha nazista.
A maioria dos carros que participam do concurso em Pebble Beach foi construída antes da Segunda Guerra e da padronização dos modelos.
Os construtores de carros de luxo nos anos 1920 e 1930 no geram entregavam o chassi ao proprietário, que pedia a ajuda de um construtor de carrocerias e dali nascia o estilo único e inestimável de alguns veículos.
Outro modelo que atrairá os olhares de todos é um Ferrari 250 GT conversível, obra do criador de carrocerias italiano Boano e que pertence a um milionário californiano.
O concurso e tudo o que cerca esta manifestação são mais que exclusivos costumam ser freqüentados por celebridades e o preço da entrada é de 150 dólares para os comparecem para ver que modelo levará o prêmio, ganho em 2005 por um carro francês, o Delage D8-120 S, de 1937.