Engarrafamento e poluição frustram o primeiro "Dia sem Carro" em Pequim

Peter Parks/AFP

Engarrafamento marca
"Dia sem Carro" em Pequim
PEQUIM, 5 jun (AFP) - Com os mesmos engarrafamentos de costume e o ar carregado de poluição, o primeiro dia "sem carro" organizado nesta segunda-feira em Pequim foi considerado um fracasso, quando faltam justamente dois anos para os Jogos Olímpicos que as autoridades anunciam "ecológicos".

Segundo funcionários municipais, mais de 250.000 motoristas, isto é, 10% dos 2,6 milhões de automóveis registrados na cidade, se comprometeram a participar desta campanha organizada como parte do Dia Mundial do Meio Ambiente - uma iniciativa voluntária, mas que apelava para a responsabilidade cívica dos pequineses.

Não se pode dizer que as autoridades tenham dado exemplo. No pátio do departamento de informação do Governo, onde o número dois da Agência de Proteção do Meio Ambiente dava entrevista à imprensa, havia os mesmos carros oficiais dos outros dias da semana.

"A contaminação do ambiente causada pelos veículos a motor origina 30% da poluilão do ar em Pequim", declarou à televisão chinesa Du Shaozhong, número dois da Departamento de Proteção do Meio Ambiente, um dos organizadores desta jornada.

Em 2008, Pequim - uma cidade cuja atmosfera figura entre as mais irrespiráveis do mundo, terá 3,5 milhões de carros, segundo estimativas oficiais.

UOL Cursos Online

Todos os cursos