Meio século depois, Rolls-Royce reabre concessionária na Índia
Sebastian D'Souza/AFP![]() Colin Kelly, diretor da Rolls-Royce na Ásia, anuncia retorno da marca à Índia ![]() |
"Jovens empresários levantam muito dinheiro e é aí onde vemos perspectivas", declarou à AFP Sharad Kachalia, diretor de marketing da Navnit, a nova concessionária, que já vendia iates e carros de luxo.
A Rolls-Royce não tinha mais concessionária no país havia meio século. Dez Rolls-Royce foram vendidos ano passado na Índia e, assim, com a volta da empresa, a Navnit espera vender até 30 carros por ano na capital financeira e econômica indiana. Antes da independência da Índia, em 1947, os Rolls-Royce enfeitavam as garagens dos marajás. Dos 20 mil carros produzidos antes da II Guerra Mundial, a quinta parte era destinada à Índia.
Um dos melhores clientes era o marajá de Mysore que tinha costume de comprar os Rolls-Royce aos montes, tendo chegado a sete de uma só vez.
O cliente do século XXI tem entre 20 e 45 anos, vive em Bombaim e trabalha no setor de produtos farmacêuticos, da construção ou da mídia. "Geralmente ele quer ter (na Rolls-Royce) detalhes e como o brasão da família no encosto da cabeça", conta Kachalia.
A revista Forbes considera a Índia "uma estrela ascendente" no firmamento da riqueza mundial. Os países reúnem 23 milionários, cuja fortuna total chega a 99 bilhões de dólares, em alta de 60% com relação ao ano passado.