Preços dos híbridos limitam as vendas, apesar dos altos custos da gasolina

Por Mary ChapmanDETROIT, EUA, 24 maio (AFP) - As vendas de carros híbridos nos Estados Unidos estão caindo, apesar de os preços da gasolina continuarem muito elevados, porque estes modelos econômicos em combustível ainda são muito caros para muitos consumidores.

Lançados por construtores asiáticos no mercado americano no início dos anos 2000, estes veículos, que funcionam tanto a eletricidade como a gasolina, ainda são exclusividade dos pioneiros.

"A maioria das pessoas que gostaria de ter um híbrido já o possui", afirma Jesse Toprak da Edmunds.com.

"Estes consumidores compram estes carros não para economizar (combustível) mas pelo status que ele representa. O problema é que este mercado não é ilimitado e o seguinte, o mercado de massa, toma suas decisões de compra não em função da moda mas sim das vantagens econômicas", continuou.

O consumidor final paga por um híbrido uma média de 3.000 dólares a mais que um veículo tradicional e deve esperar entre três e cinco anos para ter o retorno de seu investimento, segundo a revista especializada Power Information Network (PIN).

Economizar em combustível é possível -os modelos estrelas de híbridos, Civic da Honda e Prius da Toyota, são considerados os veículos mais econômicos do país pela Guia de economia de combustível- mas não faz uma diferença tão significativa como os consumidores pensavam.

Segundo um relatório de abril da revista Consumer Reports, apenas estes dois modelos permitem uma verdadeira economia dados os níveis atuais do preço do combustível. Mas estas economias são de apenas, respectivamente, 400 e 300 dólares em cinco anos depois de 121.000 km percorridos.

Para atrair consumidores, o híbrido oferece outras vantagens, como a restituição de impostos -posto que a economia de energia é de interesse político- e o acesso às vias expressas das estradas, reservadas a veículos com muitos passageiros.

Apesar disso, em abril as vendas do Prius caíram 24%, a 8.234 unidades, enquanto a Ford decidiu subsidiar seu modelo Escape Hybrids.

Fora o Prius e os Civic, que ficam nas concessionárias em média de 8 a 12 dias, os modelos híbridos demoram até três meses para ser vendidos, de acordo com a revista PIN.

"Enquanto o preço da compra não cair, os consumidores terão um argumento racional para preferir os veículos tradicionais", disse Bob Schnorbus, economista da JD Power.

E mais ainda quando os fabricantes de automóveis promovem seus modelos clássicos, oferecendo formas inéditas de pagamentos e descontos, como vem fazendo a General Motors na Califórnia: um subsídio de gasolina com a compra de um novo veículo, em forma de cartão pré-pago.

De qualquer forma, "o público está gostando desta tecnologia (híbrida) e estes carros são bem conhecidos", disse David Cole, do centro de investigação de Michigan, acrescentando que "seu único problema é o preço".

Os híbridos representam atualmente 1% do parque automotivo dos Estados Unidos, segundo o analista da JD Power, que prevê um aumento de 4% nos seis próximos anos.

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