Minicarro ecológico "Clever" é apresentado na Grã-Bretanha
-
AFP
Batizado de "Clever" (inteligente ou Compact Low Emission Vehicle for Urban Tranport em inglês), este minicarro de três rodas, dois lugares em tandem e porta que abre para cima, faz lembrar a antiga Romiseta.
Desenvolvido pela Universidade de Bath, na Inglaterra, como o apoio da alemã BMW, o protótipo tem um sistema hidráulico automático que faz o chassi se inclinar lateralmente para permitir mais eficiência nas curvas, como uma motocicleta, e é capaz de chegar aos 100 km por hora.
Desenhado por uma equipe de pesquisadores de nove países europeus, que uniram forças para criar um veículo que ajude a solucionar os graves problemas de trânsito nas grandes cidades, o minicarro é muito menos poluente que os modelos atuais.
O "Clever" consome apenas 2,5 litros de gás natural comprimido a cada 100 km, gastando cinco vezes menos que um carro comum e emitindo cerca de 30% do CO2 jogado na atmosfera por um automóvel de passeio comum.
O minicarro combina as vantagens da moto com a segurança e a comodidade do carro: tem assentos em tandem para motorista e um passageiro, é seguro e pode ser dirigido facilmente, afirmam os pesquisadores.
O "Clever" é "ágil como uma moto, mas o motorista tem a sensação de dirigir um automóvel", disse Geraint Owen, professor de engenharia mecânica da Universidade de Bath. "Fizemos um veículo pequeno para duas pessoas que é seguro e ao mesmo tempo excitante".
O minicarro custará entre 7.200 e 14.400 euros (9.000 -18.000 dólares).