Minicarro ecológico "Clever" é apresentado na Grã-Bretanha

  • AFP

LONDRES, 25 abr (AFP) - Criado para vencer os congestionamentos nas grandes cidades, o protótipo do miniautomóvel ecológico "Clever" foi apresentado nesta terça-feira na Grã-Bretanha, após três anos de pesquisas financiadas pela União Européia.

Batizado de "Clever" (inteligente ou Compact Low Emission Vehicle for Urban Tranport em inglês), este minicarro de três rodas, dois lugares em tandem e porta que abre para cima, faz lembrar a antiga Romiseta.

Desenvolvido pela Universidade de Bath, na Inglaterra, como o apoio da alemã BMW, o protótipo tem um sistema hidráulico automático que faz o chassi se inclinar lateralmente para permitir mais eficiência nas curvas, como uma motocicleta, e é capaz de chegar aos 100 km por hora.

Desenhado por uma equipe de pesquisadores de nove países europeus, que uniram forças para criar um veículo que ajude a solucionar os graves problemas de trânsito nas grandes cidades, o minicarro é muito menos poluente que os modelos atuais.

O "Clever" consome apenas 2,5 litros de gás natural comprimido a cada 100 km, gastando cinco vezes menos que um carro comum e emitindo cerca de 30% do CO2 jogado na atmosfera por um automóvel de passeio comum.

O minicarro combina as vantagens da moto com a segurança e a comodidade do carro: tem assentos em tandem para motorista e um passageiro, é seguro e pode ser dirigido facilmente, afirmam os pesquisadores.

O "Clever" é "ágil como uma moto, mas o motorista tem a sensação de dirigir um automóvel", disse Geraint Owen, professor de engenharia mecânica da Universidade de Bath. "Fizemos um veículo pequeno para duas pessoas que é seguro e ao mesmo tempo excitante".

O minicarro custará entre 7.200 e 14.400 euros (9.000 -18.000 dólares).

UOL Cursos Online

Todos os cursos